No momento de iniciar seu próprio negócio ao criar sua empresa, o mais difícil não é apenas começar, é mantê-lo ao longo do tempo. De fato, estima-se que aproximadamente um 70% das empresas quebram no primeiro ano, e esse número aumenta com o tempo… Mas, qual é a diferença entre uma empresa com sucesso e uma que quebrou? A rentabilidade da mesma, pois se um negócio não é capaz de se sustentar, então ele entrará em queda livre. Por isso, desta vez, mostraremos algumas dicas para que você saiba como tornar sua empresa mais lucrativa.
5 dicas para que sua empresa seja mais lucrativa
Identificação de rentabilidade e controle de despesas
Antes de tudo, você deve ter clareza sobre as fontes mais rentáveis da sua empresa, ou seja, o que gera mais lucro? A ideia é estabelecer prioridades de acordo com os produtos e/ou serviços que você está oferecendo. Assim como também é importante reconhecer aqueles produtos e/ou serviços que não estão gerando lucros, e analisar o que fazer para melhorar essa situação e assim melhorar seus lucros.
Depois de identificar suas principais fontes de lucros e despesas, é preciso ter um bom controle das despesas. Tenha em mente que de pouco adianta investir em algo que simplesmente não está dando frutos, a ideia é priorizar o que gera mais renda.
Atendimento ao cliente
Lembre-se que não há publicidade melhor do que os comentários e recomendações de um cliente feliz; por isso a ideia é realizar um bom atendimento ao cliente, que pode ser resumido em um tempo de espera reduzido, atendimento rápido e amável; Essas são algumas coisas que você pode implementar para melhorar a experiência do usuário, pois um bom produto ou serviço não é suficiente.
Um bom atendimento ao cliente é fundamental para qualquer negócio.
Um cliente satisfeito não só recomendará o seu negócio, como não hesitará em voltar a investir nele, por isso, ao realizar um bom atendimento ao cliente, estará aumentando os seus lucros.
Atualização da empresa para novas tecnologias
Os avanços tecnológicos facilitam o trabalho do homem e agilizam os processos; portanto, se sua empresa se mantiver atualizada nessa área, teoricamente ela será mais eficiente, o que se refletirá em maior produtividade, resultando em maiores lucros.
Imagine que as pessoas ainda dependem apenas de notas de papel para fazer um inventário de produtos ou procurar preços. Isso é algo que funcionou assim por muitos anos, mas agora com o uso do computador é possível realizar esse tipo de trabalho digitalmente, de forma mais rápida, precisa e eficiente; além de ecológica.
Continuando com o exemplo, imagine que você também pode simplesmente compartilhar qualquer documento através de um simples link, isso facilitaria ainda mais a comunicação entre seus funcionários e, consequentemente, melhoraria a produtividade da sua empresa.
Treinar aos funcionários
Tenha em mente que de nada adianta você estar ciente das novas tecnologias se não treinar seus funcionários nas áreas correspondentes. A chave para o sucesso de todo empreendedor é saber delegar funções e, para isso, é preciso treinar seus funcionários para que possam melhorar seu ritmo de trabalho ao utilizar ferramentas tecnológicas.
A inclusão de novas tecnologias possibilita agilizar os processos em qualquer negócio, principalmente se quiser expandir para qualquer parte do mundo, mas para que funcione, os funcionários precisam ser treinados
A sustentabilidade
Não é segredo para ninguém que, após décadas de poluição, o planeta já começa a cobrar seu preço, e tal tem sido o impacto ambiental que cada vez mais empresas estão decidindo assumir esse compromisso ambiental levando em conta a sustentabilidade.
A sociedade está ciente de que é necessário que as empresas levem em conta esse tipo de estratégia; portanto, há uma preferência maior por aquelas empresas que decidem fazer melhorias sustentáveis.
Além disso, um compromisso sustentável é algo que pode fortalecer o vínculo entre cliente e empresa; o que permitirá uma maior probabilidade de fidelização do mesmo.
Como calcular a rentabilidade de uma empresa?
Já falamos algumas dicas básicas para tornar sua empresa mais lucrativa. Mas, como calcular a rentabilidade de uma empresa? Para isso, você deve realizar uma análise que permita obter um relatório que terá os diferentes indicadores ou índice, entre os quais serão refletidos os resultados, como por exemplo a relação das vendas obtidas .
Neste aspecto, é muito importante que tenha claro que os principais índices a medir que permitem conhecer o nível de rentabilidade são o ROA e o ROE.
O ROA permite conhecer a rentabilidade econômica obtida pelos ativos da empresa, proporcionando uma visão eficiente na utilização dos ativos de forma a gerar lucros.O ROE é a rentabilidade financeira encarregada de analisar os resultados previstos ou conhecidos após os juros com o fim de medir a rentabilidade em relação ao patrimônio que a empresa possui. Para medir esses índices financeiros, hoje são utilizadas ferramentas digitais, como os software profissionais que permitem calcular a rentabilidade de uma empresa para lançar aquelas ações que permitirão aumentar a rentabilidade de uma empresa.