Emergências podem acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar, quando você menos espera. Por isso é sempre bom deixar claro como agir em uma emergência, de forma que, apesar de ser um imprevisto, você possa tomar certas atitudes rapidamente, elas podem te ajudar a se manter seguro e até ajudar outras pessoas.
Uma emergência pode ocorrer a qualquer momento, sem aviso prévio, o caos é o mais comum, pois ninguém espera viver um momento de crise. Mas a verdade é que ter em conta certas medidas de segurança e saber como agir é algo que não só vai poupar-lhe tempo, como pode salvar-lhe a vida e dar-lhe a oportunidade de ajudar outras pessoas.
Como agir em uma emergência
O principal é manter a calma, embora este tipo de situação possa deixar qualquer pessoa desesperada, a verdade é que o desespero agrava qualquer situação e, em caso de emergência, pode causar danos irreversíveis. Por esse motivo, evite o pânico a todo custo e ligue para o número de emergência o mais rápido possível.
Nesse tipo de situação, o melhor é contar com o apoio de especialistas na área que tenham clareza sobre o que fazer. É por isso que sua primeira ação deve ser ligar para o 911 e explicar de forma breve e clara a situação e a localização.
Mas isso não é algo que só os adultos devem fazer, pois é muito importante que as crianças desde cedo tenham clareza sobre como fazer uma ligação de emergência e as situações em que devem ser feitas. Portanto, as crianças devem ser educadas sobre certas situações que podem sair do controle, seja uma emergência de saúde que alguém apresente ou a chegada de algum fenômeno natural forte.
Ao ligar para o número de emergência é importante ouvir o que os profissionais dizem, cada uma de suas perguntas devem ser respondidas e fazer exatamente o que eles indicam para estabilizar a situação enquanto chegam ao lugar.
O que fazer em emergências
Tudo vai depender do tipo de emergência que você enfrenta, então a continuação mostraremos alguns dos casos mais comuns e o que você deve fazer em cada um deles:
Parada cardiorrespiratória
Se uma pessoa desmaiar ou estiver no chão, você deve verificar se ela está consciente ou não, se seus olhos estão abertos, se responde às perguntas feitas, se as respostas são coerentes ou não.
Caso a pessoa não reaja, verifique se ela está respirando, para isso a pessoa deve ficar deitada de costas, inclinar um pouco a cabeça para trás, de forma que a boca fique aberta, e verificar se está saindo ar pela boca.
Na pior das hipóteses, se a pessoa não estiver respirando, é importante avisar o 911, pedir ajuda e saber se há um desfibrilador por perto. A continuação mostraremos um vídeo onde indicam as manobras a realizar enquanto espera a chegada do socorro.
Engasgo
Você sabia que todos os anos cerca de 20.000 pessoas morrem por engasgo? Esta emergência é mais comum do que você imagina, por isso é recomendável agir rapidamente.
Se a pessoa estiver consciente, encoraje-a a tossir, mas se não conseguir, segure-a firmemente e dê 5 pancadas nas costas entre as omoplatas; Se ele ainda estiver engasgado, peça a alguém para ligar para o 911 e, enquanto isso, continue cuidando da pessoa afetada, abrace-o por trás, envolva seus braços e coloque o punho no epigástrio (boca do estômago) e faça 5 compressões. No caso das grávidas, esta última manobra é feita ao nível do tórax.
Se a pessoa ainda não expelir o objeto da boca e ficar inconsciente, deve ser realizada ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Em um incêndio, o que fazer?
Procure ligar para emergências imediatamente, em caso de incêndio de pequeno porte, use um extintor, caso não tenha acesso a ele ou o fogo continue, tente sair do lugar.
Se o fogo atingir você e suas roupas começarem a queimar, jogue-se no chão e role de um lado para o outro. Caso aconteça com outra pessoa, coloque uma jaqueta nela, sem oxigênio, o fogo desaparece.
O melhor é deslocar-se agachado, tapando o nariz e a boca com um pano úmido, o fogo mais denso estará em cima, terá ar fresco em baixo, evitando assim desmaios e poderá continuar agindo para salvar a sua vida.
Caso esteja trancado em um quarto e o fogo esteja prestes a entrar, cubra a abertura da porta com panos úmidos para evitar que o fogo entre, ligue para o 911, peça ajuda enquanto analisa uma saída.