Se você quer saber quais são as bibliotecas mais famosas e bonitas do mundo, com certeza você veio ao lugar certo. Pois a continuação vamos te mostrar e você poderá apreciar obras arquitetônicas excepcionais que vão além de apenas criar espaços para acumular livros, são espaços de qualidade onde qualquer leitor pode desfrutar de horas de leitura da maneira mais agradável e prazerosa possível.
As bibliotecas mais famosas e bonitas do mundo
Biblioteca Peabody
Localizada em Baltimore, nos Estados Unidos, pode-se ver um autêntico templo da era industrial feito de ferro, mas repleto de muitos detalhes clássicos, como balaústres. Projetada pelo arquiteto Edmund G. Lind, é uma biblioteca com amplos espaços e repleta de iluminação para que o leitor possa desfrutar de seu livro preferido.
Biblioteca Marciana
Localizada em Veneza, Itália e projetada pelos arquitetos Jacopo d’Sntonio Sansovino e Vincenzo Scamozzi, é um edifício excepcional que abriga a coleção Grimani de escultura clássica, localizada sob o teto pintado por Tiziano. Sem dúvida, esta biblioteca é uma obra arquitetônica cheia de arte.
Clementinum
Localizada em Praga, faz parte de um conjunto de edifícios de grande relevância histórica, uma vez que se estima que o mais antigo deles tenha sido construído no século XI. Sem dúvida uma biblioteca de grande valor cultural, destacando-se por um espaço central que possui uma seleção de grandes globos, que representam a busca de personagens mundanos antigos. Além disso, também possui obras artísticas pintadas no teto que, sem dúvida, dão um toque clássico excepcional em meio a toda a arquitetura barroca.
Biblioteca da Abadia de Admont
Admont Abbey Library, Austria
Localizada em Admont, na Áustria, projetada pelo arquiteto Joseph Hueber, é uma biblioteca em estilo rococó construída em 1776 e muito bem preservada ao longo dos anos, é conhecida por ser uma das maiores bibliotecas da história monástica, trata-se de um joia cultural, já que todo o prédio é repleto de arte. Dos corredores as escadas, o chão, paredes e teto, absolutamente tudo é repleto de detalhes que a tornam uma das mais belas bibliotecas do mundo.
Biblioteca Joanina
Localizada em Coimbra, Portugal, evidência clara da melhor época de Portugal, demonstrando riqueza e poder com os acabamentos desta construção folheada a ouro, acabamento excepcional que é responsável por iluminar a escuridão da biblioteca. Além disso, possui portas secretas, que são direcionadas para a sala de leitura.
El Escorial
Localizada em San Lorenzo de El Escorial, na Espanha, projetada pelo arquiteto renascentista Juan Bautista de Toledo, é uma obra arquitetônica excepcional que marcou a história. Construída em 1585, foi a primeira biblioteca a decorar as paredes com livros, uma forma de tornar o espaço mais atrativo e, ao mesmo tempo, dar-lhe utilidade. Tem um grande espaço central e um espetacular teto côncavo pintado com obras maravilhosas que encantam o olhar de qualquer visitante.
Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra
Localizada em Mafra, Portugal e projetada pelo arquiteto Johann Friederich Ludwig, tem cerca de 88 metros de profundidade, tornando-se a maior biblioteca monástica rococó do mundo. Foi construída entre 1717-71, crê-se que tinha acabamentos folheados em ouro, e que o seu tecto côncavo foi pintado com obras artísticas representativas; mas tudo isso foi perdido. No entanto, a construção manteve-se, a obra arquitetónica que continua de pé e dando um espaço de qualidade aos leitores. Como curiosidade, esta biblioteca possui uma colônia de morcegos, que se encarregam de comer os insetos durante a noite, evitando assim a deterioração dos livros.
Biblioteca Beinecke de Livros e Manuscritos Raros
Localizada na Universidade de Yale nos Estados Unidos e projetada pelo arquiteto Gordon Bunshaft, é conhecida por ser uma das maiores bibliotecas do mundo e por possuir uma excepcional coleção de livros e manuscritos raros, possui um design muito interessante, pois por fora parece um sólido sem iluminação aparente; mas ao entrar verifica-se que lá dentro a luz natural entra pelas pedras da parede.
Stockholms Stadsbibliotek
Localizada na Suécia, conhecida em espanhol como Biblioteca Pública de Estocolmo, foi projetada pelo arquiteto Gunnar Asplund. Sua principal característica é o teto branco que lembra a luz do dia, juntamente com a forma cilíndrica de sua sala principal, que é cercada por cerca de 40.000 livros, onde você pode ver uma grande coleção de narrativas nórdicas em diferentes idiomas, desde a língua nacional até outras clássicas como francês, alemão e inglês.
Biblioteca Sainte-Geneviève
Ubicada en París y diseñada a mediados del siglo XIX por el arquitecto Henri Labrouste, es una biblioteca que cuenta con las colecciones de la Abadía que había sido fundada en el siglo VI, por lo que en ella se puede apreciar importantes textos antiguos. Además, se trata de un espacio acogedor gracias a su amplio espacio con gran iluminación y buena resistencia al contar con altas columnas de hierro que están unidas a los grandes arcos de hierro de encaje que se encargan de sostener las bóvedas, ofreciendo así un espacio armonioso con gran riqueza espacial.Localizada em Paris e projetada em meados do século XIX pelo arquiteto Henri Labrouste, é uma biblioteca que guarda as coleções da Abadia, fundada no século VI, por isso nela podem ser vistos importantes textos antigos. Além disso, é um espaço aconchegante graças ao seu amplo espaço com ótima iluminação e boa resistência por possuir altas colunas de ferro que estão unidas aos grandes arcos de ferro rendilhado que são responsáveis por sustentar as abóbadas, oferecendo assim um espaço harmonioso com grande riqueza espacial.