Não é segredo para ninguém que o sedentarismo é o pior inimigo que você pode ter. Mas além do aspecto físico, a nível emocional e mental, os benefícios que a atividade física oferece são muito importantes e sem dúvida é algo que melhora a qualidade de vida de qualquer pessoa.
Você sabia que os benefícios da atividade física nos transtornos mentais já foram comprovados cientificamente? Essa é uma realidade que nem todo mundo conhece, mas a verdade é que além de apenas melhorar a aparência externa, também é possível melhorar nosso bem-estar com apenas gastos alguns minutos por dia fazendo qualquer tipo de atividade física.
Mas não pense que o fato de não ter sido diagnosticado não significa que você não deva praticar atividade física, pelo contrário, a prevenção é o melhor e o exercício permitirá prevenir este e outros tipos de males.
Benefícios da atividade física a nível emocional e mental
A nível emocional, a atividade física gera sentimentos de bem-estar e tranquilidade, o que se deve ao fato de permitir a libertação de hormonas e neurotransmissores como a endorfina, conhecida como a hormona da felicidade.
Agora, além de nos fazer sentir bem, verifica-se que a atividade física pode melhorar certas condições mentais, como:
Depressão
Nos casos de depressão leve a moderada, a atividade física torna-se uma excelente terapia, pois, segundo estudos, é capaz de proporcionar os mesmos resultados que os antidepressivos, exceto que a atividade física não apresenta efeitos colaterais.
A atividade física vai permitir melhorar a qualidade de vida, e é importante dar o primeiro passo
De fato, um estudo realizado na Escola de Saúde Pública da Harvard University e publicado na revista americana JAMA Psychiatry mostrou que dedicar 15 minutos por dia à corrida ou 1 hora de caminhada reduz em 26% o risco de sofrer depressão; assim como também manter uma atividade física constante evita recaídas.
Isso porque o exercício estimula a neurogênese, ou seja, a criação de novos neurônios; Estes são responsáveis por substituir aqueles que não são funcionais. O melhor de tudo é que não há limite de idade para desfrutar desses resultados, pois também foi observado em pessoas mais velhas.
Por outro lado, aqueles que sofrem de transtorno depressivo maior apresentam aumento de moléculas pró-inflamatórias e, justamente, a atividade física reduz a neuroinflamação.
Ansiedade
O exercício é capaz de aliviar os sintomas de estresse e tensão, principalmente graças à liberação de endorfinas (hormônio que gera felicidade). Acontece que qualquer movimento físico é de grande ajuda nesses casos, mas no caso de prestar atenção a tal atividade, os resultados são ainda maiores.
Atividade física é necessária para jovens e idosos
Por esse motivo, o mindfulness é a melhor técnica no momento de fazer exercício para tratar e prevenir a ansiedade; Por se referir à atenção plena ao que está sendo feito, coisas tão simples como curtir o vento no rosto, sentir cada passo que você dá, focar em cada um dos seus movimentos são ações simples que trazem grandes benefícios.
De acordo com vários estudos, atividades como escalada, rafting, esqui, vela, ciclismo, caminhadas e qualquer outra atividade ao ar livre reduzem e previnem os sintomas de ansiedade. Mas também qualquer outro esporte ou dança podem ser de grande ajuda.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Exercitar-se regularmente nesses casos melhora a memória, a concentração, a motivação e o humor. Além disso, a atividade física permite o aumento de hormônios como a serotonina (responsável pelo controle das emoções), norepinefrina (responsável pelos processos de atenção) e dopamina (hormônio do prazer), que favorecem o controle dos impulsos melhorando as respostas cognitivas.
Foi demonstrado que a atividade física melhora a condição de pacientes que sofrem de TDAH, da mesma forma que drogas como Adderall e Ritalina, mas com a grande vantagem de não ter efeitos adversos.
Qual é a melhor atividade física para a saúde emocional e mental?
O melhor é caminhar 1 hora por dia ou correr pelo menos 15 minutos, isso é algo que permitirá liberar endorfinas, que, além de fazer você se sentir feliz, permitirá reduzir o risco de sofrer de ansiedade e depressão.
Por outro lado, é bom praticar algum esporte ou atividade física; dançar pode ser uma excelente alternativa. O foco é que você mantenha o corpo em movimento rotineiro para aproveitar os benefícios físicos e emocionais que esse tipo de atividade gera.Não há dúvida de que o pior inimigo que você pode ter é o sedentarismo, por isso não importa qual atividade física você faça, o importante é fazê-la! Começar qualquer dia em qualquer momento é a melhor decisão que lhe permitirá desfrutar ao máximo o seu dia a dia.