As terapias alternativas são algo que existe desde o início dos tempos, pois são métodos tradicionais para nos fazer sentir melhor aliviando doenças ou desconfortos. Com o passar dos anos e a fabricação de remédios, acreditou-se que em algum momento a medicina natural ficaria no passado, e embora haja muita gente que não a leva em consideração; também há muitos outros que afirmam que é algo necessário e, de fato, quando a medicina moderna não pode mais fazer mais nada por um paciente, a terapia alternativa torna-se a melhor aliada para oferecer bem-estar.
Quais são as terapias alternativas mais conhecidas?
Reiki
É uma terapia espiritual japonesa, que permite aliviar indisposições e sintomas de doenças graças ao fato de se encarregar de canalizar e transmitir a energia através das mãos. O objetivo desta técnica é equilibrar os chacras do corpo e desta forma conseguir bem-estar a nível mental, emocional, físico e espiritual.
A peculiaridade do reiki é que é uma espécie de massagem em que a pele do cliente não é tocada, as mãos são colocadas apenas sobre a área e a transmissão de energia é o que vai permitir o alívio. Em alguns casos, o terapeuta pode incluir uma curta massagem relaxante, mas isso seria apenas um bônus adicional.
Fitoterapia
Baseia-se no uso de plantas para curar vários males, indisposicoes e até doenças. Na fitoterapia pode encontrar infusões, terapia de vapor e massagens com pindas, que são bolas de pano cirúrgico recheadas com ervas naturais, que permitem realizar massagens relaxantes, seja a nivel do rosto, ou do corpo.
Na fitoterapia é muito comum fazer uso de óleos essenciais, que são uma substância vegetal concentrada, vêm em pequenos frascos e são usados em gotas, podem ser usados para infusões, aromaterapia. Assim como também pode ser misturado em xampus, cremes e óleos corporais para aproveitar seus benefícios, esses óleos essenciais devem ser diluídos, não podem ser colocados diretamente na pele, pois sua alta concentração pode causar irritação.
Auriculoterapia e reflexologia podal
A auriculoterapia baseia-se na crença de que centenas de pontos mestres são encontrados nas orelhas, onde alguns deles estão diretamente associados aos órgãos do corpo, enquanto outros se concentram no tratamento de vários problemas, como depressão, obesidade, deixar de fumar, estresse, enfim…
Basta fazer pressão nos pontos corretos para começar a sentir bem-estar, essa pressão pode ser feita com os dedos, com agulhas de aço inoxidável como na acupuntura, com pastilhas, sementes ou outros instrumentos especializados para isso.
A reflexologia podal é baseada no mesmo princípio, só que neste caso ela se concentra nos pés. Não é uma simples massagem nos pés, trata-se de estimular pontos específicos, de forma a sentir bem-estar. Os pontos a serem estimulados vão depender de cada caso e, na reflexologia podal, geralmente são usados apenas os dedos.
Existem também outras técnicas semelhantes como a acupressão, que se caracteriza por estimular os pontos mestres em todo o corpo, é muito semelhante à acupuntura, só que neste caso são utilizados apenas os dígitos.
O que deve ter em conta antes de uma terapia alternativa
O fato de serem terapias naturais que se caracterizam por não terem efeitos colaterais ou serem de baixíssimo risco não significa que não se deva ter cautela.
Caso alguém esteja passando por algum tratamento médico, é importante consultar o seu médico antes de fazer qualquer tipo de terapia alternativa, para que ele confirme se pode ou não causar algum efeito adverso ao tratamento que está sendo aplicado.
Da mesma forma, é importante realizar esse tipo de tratamento alternativo em lugares reconhecidos, recomendados e o mais confiável possível. Hoje em dia, o uso de terapias alternativas está se tornando cada vez mais popular, então você pode conseguir que muitas pessoas o façam, mas nem todas são confiáveis.
Mas, como saber se alguém é confiável ou não? A primeira coisa são as falsas promessas, ninguém pode garantir que uma terapia alternativa vai curar uma doença como câncer, esclerose múltipla ou mal de Parkinson; Embora possa ajudar a aliviar os sintomas (tanto da doença quanto do tratamento), não significa que seja uma cura, pois às vezes algumas pessoas fazem uma falsa promessa para obter lucro.
As terapias alternativas podem suplantar a medicina moderna?
Esse é um assunto que vem sendo debatido há muitos anos, mas a realidade é que é melhor não se deixar levar pelos excessos. Embora a medicina moderna tenha nos permitido melhorar nossa qualidade de vida, isso não muda o fato de que as terapias alternativas ainda são um valioso aliado. Por isso, o melhor é ter um equilíbrio entre ambos e, dessa forma, com certeza você poderá aproveitar os benefícios que ambos têm a oferecer.