Não há como negar o fato de que somos todos diferentes, isso é algo claro e pode ser refletido em nossas crenças, religião, gênero, orientação sexual, deficiência ou condições especiais que fazem a diferença uns com os outros. Embora a maioria das pessoas tenda a ter necessidades semelhantes, a verdade é que muitas outras necessitam de um nível de inclusão para terem também a mesma oportunidade de se integrarem na sociedade.
A verdadeira inclusão refere-se, por exemplo, aquelas pessoas cegas que nem sempre têm sinalização em Braille, às pessoas em cadeira de rodas que nem sempre têm rampa disponível por desnível ou, no caso dos ex-presidiários, é muito mais difícil conseguir um emprego. A verdade é que, embora pareça mentira, a sociedade ainda tem um longo caminho a percorrer na questão da inclusão.
Por que diversidade e inclusão são importantes?
Claro que existe o fato de que existem muitas coisas que nos diferenciam e acabam nos tornando únicos, por isso existe a certeza de que ninguém é igual ao outro, isso é diversidade e isso pode ser percebido de forma mais perceptível em algumas pessoas.
Mas a verdade é que todos nós como seres humanos devemos ter direito às mesmas oportunidades, porque se alguém faz parte da sociedade; Então, por que não tratá-lo como, por direito, merece? Uma sociedade capaz de priorizar o conhecimento, a habilidade e a disciplina é uma sociedade que está avançando, melhorando constantemente e, no final das contas, isso é algo que nos convém.
No caso de qualquer trabalho que exija certo conhecimento intelectual, justamente esse deveria ser o mais importante na hora de escolher qualquer candidato, o intelecto. Independentemente de crenças, cor da pele, gênero, preferências pessoais ou habilidades motoras, todos devem ter oportunidades iguais para demonstrar seus conhecimentos, e aquele com mais sabedoria deve ser escolhido.
Isto é algo que se aplica em qualquer circunstância, seja a nível académico, pessoal ou profissional. Dependendo do que vai ser feito, deve-se analisar objetivamente se aquela pessoa é ou não a mais apta para poder se desempenhar nisso. Portanto, não se trata de contratar alguém diferente apenas para lhe dar uma oportunidade, ou contratar o mais atraente, trata-se de contratar apenas a pessoa mais qualificada.
Benefícios da diversidade e inclusão
Diversidade e inclusão é um conceito que existe há muitos anos e, com o tempo, foi se expandindo e ganhando cada vez mais aceitação. O melhor de tudo é que hoje em dia se fala muito sobre isso, então pode-se acreditar que estamos no melhor momento da diversidade e inclusão, especialmente porque os seguintes benefícios foram apreciados:
- Melhora a criatividade: estar imerso num ambiente de diversidade e inclusão permite potenciar a criatividade, o que não é de estranhar quando se tem a oportunidade de conhecer outros costumes, crenças e gostos. Além disso, quando as pessoas se sentem ouvidas, não hesitam em compartilhar suas ideias.
- Gera bem-estar: de acordo com um estudo realizado pela Psychology Today, foi determinado que a diversidade e a inclusão permitem uma sensação de bem-estar em qualquer ambiente, seja profissional, social ou acadêmico.
- Melhora o desempenho no ambiente de trabalho ou acadêmico: o fato de ter um ambiente onde a socialização e o desenvolvimento são possíveis de forma natural, sem a necessidade de fazer a diferença, faz com que as pessoas se sintam confortáveis e essa sensação é o que permite um melhor desempenho. Portanto, em um ambiente repleto de diversidade e inclusão, melhores resultados podem ser apreciados, tanto academicamente quanto profissionalmente.
Além disso, especificamente no nível empresarial, resultados excepcionais podem ser vistos ao permitir que qualquer pessoa faça parte de uma equipe, independentemente de sua origem, religião ou idioma nativo. Hoje as organizações mais bem-sucedidas são aquelas que estão em um ambiente repleto de diversidade e inclusão.
Inclusão, algo que não deve ser forçado
Às vezes a questão da inclusão pode ser um pouco confusa e acabar forçando um ambiente em que as pessoas não se sintam à vontade umas com as outras. A verdade é que todos temos o direito de ter as mesmas oportunidades, por isso não deve acontecer que em alguns lugares decidam contratar alguém apenas para atender a essa “exigência” e de alguma forma forçar uma inclusão que simplesmente não flui.
A verdadeira inclusão é aquela em que oportunidades são dadas a todas as pessoas com igualdade e onde todos podem se expressar livremente. Tudo de forma fluida, sem forçar, assim todos poderão apreciar os benefícios que isso inclui.