Cada pessoa tem interesses particulares, que geram prazer e estão relacionados à experiência pessoal, por exemplo, se alguém tem interesse por artesanato, deve tê-lo feito em alguma ocasião para que possa ser identificado como uma atividade prazerosa. Assim, os interesses são aquelas preferências que já foram experimentadas e causam prazer, enquanto os gostos são aquelas coisas que não necessariamente praticamos, experimentamos ou conhecemos, mas por algum motivo nos atraem; Por exemplo, uma pessoa pode gostar de artesanato apesar de não ter feito.
É assim que os gostos pelas coisas podem ser praticamente infinitos, mas os interesses são algo mais seletivos, como o interesse pela pesquisa, leitura, escrita, mudança social ou qualquer outra coisa.
Mas quando se trata do mundo do trabalho, os gostos e interesses nem sempre estão envolvidos. E de fato estima-se que se uma pessoa faz um trabalho com motivação extra, além do fator econômico, que gera satisfação, o desempenho do trabalhador é muito melhor. Por isso, o melhor a fazer é sempre tentar fazer um trabalho com o maior gosto possível, pois não é só a empresa que está ganhando pelo que você faz, é também que você está ganhando estabilidade econômica graças ao fruto do seu esforço.
Como identificar meus gostos e interesses?
Agora que você tem uma ideia clara do que são gostos e interesses, só falta saber identificá-los. Para fazer isso, recomendamos que você se faça as seguintes perguntas:
- Quais são as atividades diárias que você mais gosta?
- Quais são as experiências pessoais que mais lhe geraram prazer?
- Sobre quais assuntos você tem mais curiosidade?
- Quando vê as redes sociais, quais são os conteúdos que mais lhe chamam a atenção?
- Quais são as atividades e/ou temas em que você quer aprender mais?
Vale a pena considerar tanto as suas experiências vividas quanto aquelas que fazem parte do seu dia a dia, como seus hobbies, passatempos, atividades fáceis de realizar, aqueles conteúdos que você prefere ler ou pesquisar, quais eram suas matérias preferidas, o que você mais admira nas outras pessoas, etc.
Depois é só explorar as áreas de trabalho que mais chamam a sua atenção e em qual trabalho específico você sente que pode atuar. Vale a pena dedicar um tempo para pesquisar trabalhos específicos a fim de conseguir o que realmente lhe trará satisfação. Se você finalmente encontrar um emprego onde vê problemas que deseja resolver, provavelmente já conseguiu sua profissão ideal.
Interesse é o que desperta sua curiosidade e te motiva a querer saber mais
Como você verá, trata-se do resultado da auto-reflexão, onde você deve explorar todas as coisas que geram curiosidade e prazer em você e depois determinar essas áreas relacionadas. Às vezes, o resultado pode ser totalmente inesperado, mas satisfatório.
Gostos e interesses, como relacioná-los ao mundo do trabalho?
Embora possa parecer incrível, identificar o que gostamos às vezes pode ser um pouco complicado, já que esse tipo de ato reflexivo requer meditação e tempo, pois o fato de você ter habilidades para algo não significa que você realmente goste ou se interesse por isso. Portanto, aqui estão algumas dicas a considerar ao identificar seus gostos e interesses:
- Mudam ao longo da vida: ao longo dos anos, alguns interesses podem diminuir, enquanto outros permanecem os mesmos e alguns novos interesses são gerados. O fato de 5 anos atrás você gostar de algo, talvez hoje não pareça mais tão relevante para você.
- Hobbies nem sempre se transformam em vocação: você pode gostar de se exercitar e isso faz você se sentir bem, mas isso não significa que você tenha paixão para fazê-lo profissionalmente. Às vezes, os hobbies podem ajudar a nos guiar, mas isso não significa que esse seja explicitamente o caminho a seguir.
- O gosto por determinadas matérias não significa que você trabalhe disso: por exemplo, no caso de alguém ter gosto pela física, não significa necessariamente que ela se tornará um físico; Por ser uma matéria que está relacionada a muitas outras áreas de trabalho como engenharia, arquitetura ou até mesmo no dia a dia de acordo com o seu ponto de vista, analise quais áreas específicas daquela matéria você gosta e como teria interesse em aplicá-las em algum trabalho.
Se você considerar com calma cada um dos aspectos mencionados, poderá tomar uma decisão que vá a favor de seus verdadeiros gostos e interesses. Lembre-se que isso é algo que você deve fazer com calma e ter o tempo que for necessário para que você consiga resultados satisfatórios. Além disso, se você considerar que algo específico realmente lhe interessa, basta pesquisar um pouco mais sobre o assunto, hoje temos infinitas possibilidades e facilidades para obter respostas às nossas dúvidas, então aproveite ao máximo!