Não é segredo para ninguém que hoje estamos na era digital; mas sem perceber, pouco a pouco estamos caminhando para a era da robótica, já que esse tipo de tecnologia está se tornando mais comum, a tal ponto que estão sendo realizados métodos de aprendizagem onde as crianças desde cedo adquirem conhecimentos sobre programação e robótica.
Se você tem interesse em se envolver nesse mundo, então você deve conhecer o hardware básico para robótica e aqui vamos mostrar para você, mas antes é preciso ter clareza sobre alguns conceitos básicos, como por exemplo o que é hardware na robótica e sua diferença com o software, ambas as coisas são necessárias para dar vida a um robô; mas, você sabe a diferença entre os dois conceitos?
O que é hardware em robótica?
O hardware junto com o software são conceitos básicos no mundo da tecnologia, já que hardware se refere a tudo que é tangível; Por exemplo, no caso de computadores torre ou CPU, refere-se a todas as partes do equipamento que podem ser tocadas, desde a própria torre até o disco rígido, memórias RAM, placa-mãe e outras partes físicas, são todos hardware.
Enquanto o software se refere às coisas que não podemos ver ou tocar, como programas informáticos, sistemas operacionais ou inteligência artificial (IA).
No caso da robótica, não é exceção, pois esses princípios básicos são mantidos, então o hardware na robótica é cada uma daquelas peças que podem ser vistas e tocadas, enquanto o software seria a programação do robô ou da IA.
Hardware básico para robótica
Atualmente existem muitos equipamentos robóticos básicos e avançados, de forma que cada um deles se adapta a diferentes usuários, desde crianças que estão no jardim de infância até profissionais que necessitam de um robô para atividades complexas. Mas quando se trata de hardware básico para robótica, essas são as opções mais conhecidas:
MakeBlock
Esta é uma das principais marcas de educação STEAM, por isso foca-se principalmente no mercado educacional, onde famílias e instituições de ensino têm a possibilidade de fazer parte da robótica educacional.
Por outro lado, esta marca de hardware está a cargo do desenvolvimento do conhecido mBlock, software de livre acesso e distribuição, ideal quando se pretende introduzir alguém no mundo da robótica de forma didática, sendo esta uma escolha ideal para crianças.
Edison
É um dos recursos educacionais STEAM mais conhecidos atualmente, foi projetado para usuários de 4 a 16 anos e, graças a este robô programável, podem ser adquiridos conhecimentos sobre robótica e codificação.
mOway
mOway tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de aplicações robóticas a qualquer pessoa que se interesse por isso, da mesma forma que é um excelente método para pessoas se interessarem por programação.
Independentemente das linguagens de programação que utiliza ou dos diferentes níveis na área, este é um robô que se adapta a cada usuário particular, pelo que pode ser perfeitamente adaptado a todas as idades, deixando a imaginação do usuário como limite.
Qualquer pessoa pode se envolver no mundo da robótica?
Uma das grandes vantagens que a tecnologia oferece é que ela não é limitada em termos de idade, então basicamente quem quiser pode entrar no mundo da robótica desde que tenha o equipamento necessário para isso; É por isso que nesta ocasião mostramos brevemente hardwares básicos que facilitarão esse tipo de aprendizado, pois foram projetados para se adaptar a qualquer usuário, desde o jardim de infância até as pessoas mais qualificadas.
Não há dúvida de que estamos no início da era da robótica, uma fase muito interessante da história da humanidade, onde somos testigos de avanços excepcionais que mudarão nossas vidas como a conhecemos. Tudo sempre com o objetivo de melhorar, algo que neste caso se trata de fazer tarefas repetitivas de forma muito mais rápida e precisa, por isso não é de estranhar que muitos associem a era robótica a uma fase da humanidade repleta de confortos.Mas será mesmo assim? A verdade é que a curiosidade é algo que leva qualquer pessoa a investigar e a esforçar-se sem parar até o momento em que a sua curiosidade seja finalmente satisfeita. Por isso, a era robótica é algo imparável que se estabelecerá legitimamente a qualquer momento e só então poderemos realmente avaliar se realmente será como imaginamos que seja, o que é certo é que do ponto de vista científico, será uma conquista inigualável.