Toda casa precisa de uma série de manutenções para se manter em excelentes condições. Isto é algo que não só lhe permitirá manter e até aumentar o valor da sua casa, como também lhe permitirá desfrutar de uma boa qualidade de vida, porque uma casa em boas condições é uma casa onde pode estar saudável e seguro.
Por isso, nesta ocasião, mostraremos quais são aquelas manutenções que uma casa deve receber de maneira constante e progressiva para evitar sua deterioração, mantendo e melhorando sua qualidade de vida.
O que inclui a manutenção de uma casa?
Qualquer tipo de limpeza, reparação ou substituição de peças que a sua casa possa necessitar. Como por exemplo limpar o telhado, pintar as paredes, limpar o chão e paredes, manter os ralos em bom estado, aspirar os tapetes, manter o sistema de aquecimento ou ar condicionado em dia, substituir torneiras velhas, trocar vidros quebrados, enfim..
Uma limpeza de rotina permitirá que você mantenha sua casa em perfeitas condições e, ao mesmo tempo, aprecie qualquer dano para evitar grandes custos de reparo.
A manutenção de uma casa vai desde a limpeza de rotina até os reparos, dependendo da deterioração, dano ou mau funcionamento de certas áreas da casa. O mais importante é ter em mente que quanto antes for feito um reparo, os resultados serão muito melhores, pois apesar de parecer muito simples, a ideia não é adiar as coisas, pois isso acaba agravando os danos e acumulando mais reparos para fazer.
O que você deve evitar em sua casa
É importante que você concentre sua atenção em determinados problemas que, em geral, são muito óbvios e podem causar sérios danos a curto prazo; como por exemplo a umidade, este é o inimigo do qual você deve se livrar o mais rápido possível, pois produz mofo, o que não é saudável, além disso, deteriora paredes, chão e teto (dependendo de onde está localizado), fazendo que o acabamento acabe caindo.
A umidade, além de ser um problema de localização geográfica, é um problema causado por dois outros fatores: a duração que a construção leva e a qualidade dos materiais utilizados, que devem ser consistentes de acordo com a área.
Você deve ter em mente que, quanto mais tempo uma casa estiver em construção, maiores devem ser as áreas deterioradas da mesma, portanto, você deve prestar atenção especial nesses casos e realizar os reparos necessários o mais rápido possível.
O planejamento será seu melhor aliado
Às vezes, a manutenção da casa pode ir além de apenas lavar o chão e paredes, lidando com reparos um pouco caros, onde você precisa da ajuda de profissionais. Por exemplo, caso devido a um mau acabamento do teto você tenha acumulado umidade em sua parede de tijolos, é necessário trocar o friso ou a cobertura da mesma, o que pode envolver um alto custo.
Por esse motivo, vale a pena dedicar uma porcentagem para a manutenção da sua casa no seu orçamento mensal, provavelmente esse é um dinheiro que não será gasto todo mês, então pode ser acumulado. De tal forma que quando chegar a hora de precisar de um reparo caro, você pode contar com uma boa base monetária para começar a fazê-lo.
É importante destinar parte do orçamento da sua casa para sua manutenção.
Em outros casos, você pode precisar fazer vários reparos em sua casa, mas seu orçamento não é suficiente para cobrir tudo ao mesmo tempo. Nesses casos, é melhor estabelecer prioridades, qual é o mais urgente? O que pode esperar um pouco mais? Dessa forma, você saberá por onde começar e com base no número de reparos a serem realizados em um determinado período de tempo, você deve planejar seu orçamento mensal ou semanal.
Desta forma, você estabelece metas, que serão os reparos a serem realizados, juntamente com os orçamentos que você usará para isso e os prazos. Ao planejar, você perceberá que os problemas são mais fáceis de resolver.
Com que frequência devo fazer a manutenção de uma casa?
Além de estabelecer uma data de manutenção, o importante é estabelecer períodos de revisão da casa, para que, dependendo do estado em que você encontre determinadas áreas da sua casa, você saiba se precisa ou não de manutenção.Por exemplo, o ideal é que pelo menos a cada 6 meses você faça uma revisão minuciosa de cada área da casa, quartos, jardim, banheiros, cozinha, porão, qualquer área que, em geral, não seja vista com tanta frequência e portanto, pode ter se deteriorado sem você perceber. Caso você encontre algo que precise ser consertado, basta fazê-lo o quanto antes, antes que se torne algo mais grave e, portanto, mais caro. Portanto, não há ajuda maior do que a prevenção ou atenção precoce a qualquer dano que sua casa possa ter.