Você já ouviu falar em educação STEM? Suas siglas em ingles significam Science, Technology, Engineering and Mathematics; que se traduz como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A robótica educacional está dentro deste tipo de educação e representa uma iniciativa excepcional que permitirá que uma nova geração de pessoas se familiarize com a programação, construção e uso da tecnologia robótica. Por isso mostraremos o que é a robótica educacional e quais são as plataformas de hardware mais utilizadas para isso.
O que é robótica educacional?
Também conhecida como robótica pedagógica, é uma iniciativa que permite aos alunos a oportunidade de se familiarizar com a robótica e a programação desde cedo. Tudo isso através de técnicas didáticas para entender as informações de forma fluida e eficaz.
Mas, a partir de que idade é conveniente começar com a robótica educacional? Quanto mais cedo melhor. Claro, o fato é que quanto mais jovem você for, mais fácil será adquirir novos conhecimentos; Isso se deve ao fato de que as crianças ainda não têm o medo de errar de forma tão desenvolvida, então apenas aproveitam a experiência de aprender coisas novas, tornando assim os resultados de um bom aprendizado uma experiência inovadora e frutífera.
No caso particular da robótica educativa para o ensino infantil e básico, os alunos dispõem de todas as ferramentas necessárias para realizar a programação e construção de um robô que tenha capacidade para realizar tarefas simples, tudo através de métodos intuitivos que proporcionam este tipo de conhecimento. Mas isto não acaba aqui, já que no caso do ensino secundário e superior existem robôs avançados, que embora sejam mais caros, oferecem um nível de complexidade perfeitamente adaptado a estas etapas.
Melhor hardware de baixo custo para robótica educacional
Hoje em dia existem cada vez mais robôs educacionais para o uso de jovens e crianças, entre os quais as melhores plataformas de hardware de baixo custo são:
Makeblock mBot
É um robô pensado para aquelas crianças que estão começando no mundo da robótica, uma opção ideal para quem está começando a aprender sobre programação e eletrônica.
Tem um design muito amigável, é muito fácil de montar e seu controle é muito simples, pois utiliza um software baseado em Scratch para crianças. Mas, o que é o Scratch? É um programa gratuito que foi idealizado por um grupo de pesquisadores do MIT, que permite que crianças aprendam o básico da programação de forma didática.
Robo Wunderkind
É composto por um conjunto de blocos que permitem que as crianças os conectem como quiserem, assim podem criar o seu próprio robô original. Cada um desses blocos tem uma função de acordo com sua cor, essas funções podem variar entre sensores de movimento, microfone, câmeras e muito mais…
Após a construção do robô, as crianças poderão realizar sua programação por meio de um aplicativo, que permitirá ao robô evitar obstáculos, reagir a determinados ruídos, tocar música quando alguém estiver por perto e muito mais.
LEGO Mindstorms EV3
É um conjunto de robótica que possui vários sensores, composto por mais de 500 peças LEGO Technic e três servomotores, é possível criar diferentes modelos de robôs que podem se mover e serem controlados através de uma interface que possui uma linguagem de programação bastante intuitiva que tem as versões Home e Education.
Este robô em particular é a melhor opção para a educação básica, pois é recomendado para maiores de 10 anos.
NAO
Quando o assunto é robótica educacional, o NAO é um dos mais populares, já que é um pequeno robô humanóide que mede cerca de 58 cm de altura. Possui 4 microfones, 2 câmeras e uma infinidade de sensores que lhe permitem interagir com o ambiente de forma muito semelhante ao ser humano.
Este robô é capaz de ouvir, observar, ensinar e conversar, tudo graças às faculdades que seus diferentes níveis de programação permitem. Uma opção ideal para estudantes a partir de 5 anos de idade até aqueles que estão na universidade.
OWI 535
É um braço robótico voltado para usuários a partir de 13 anos de idade. Permite levantar objetos com peso máximo de 100 g e possui diversos movimentos, que podem ser personalizados através de programação. Uma opção ideal para quem quer um pequeno ajudante encarregado de levantar ou mover coisas muito leves.
Estamos no início da era da robótica, por isso não há dúvidas de que é um ensino extremamente interessante e que gera muita curiosidade tanto em crianças quanto em adultos. O melhor de tudo é que dá lugar a uma nova geração de pessoas que estarão familiarizadas com o mundo da robótica a tal ponto que terão a capacidade de inovar no futuro da humanidade.