Se você é um empreendedor, com certeza terá interesse em encontrar um investidor disposto a apoiar seu empreendimento. Existem muitas opções disponíveis hoje, entre as mais conhecidas está o Venture Capital, também conhecido como fundo de capital de risco, que é um meio confiável quando você deseja obter recursos para sua startup. Portanto, se você estiver interessado em conhecer os requisitos a considerar para solicitar suporte de um Venture Capital, primeiro explicaremos brevemente o que é um Venture Capital e, em seguida, passaremos ao que você deve ter para solicitar seu suporte.
O que é um Venture Capital?
Também conhecido como “Capital de Risco”, o Venture Capital é a forma de nomear o investimento realizado em empresas recém-criadas e, portanto, de alto risco.
Geralmente, um Venture Capital dedica seus recursos a uma startup, que não está cotada na bolsa, pois são muito novas, sua rentabilidade não é certa; o que é um risco para o investidor, mas ao mesmo tempo representa uma grande vantagem para o Venture Capital, pois nesta fase a empresa carece de valor e os seus fundadores aceitarão facilmente uma parte dela como meio de pagamento.
Portanto, se a empresa crescer e seu valor na bolsa começar a ganhar relevância, não há dúvida de que os lucros do Venture Capital se multiplicarão; Como resultado, é um método em que todos arriscam, mas todos têm a probabilidade de ganhar muito com isso.
Agora, Venture Capital não é como qualquer outro investidor que se encarrega apenas de ter dinheiro. Nesse caso, quem investe recursos também pode prestar assessoria e suporte técnico de gestão, tudo para garantir que o projeto avance, pois se a empresa falir, o dinheiro é perdido.
Quais são os requisitos para solicitar suporte de um Venture Capital?
A primeira coisa que você deve ter em mente é como você vai vender sua ideia de negócio, você deve considerar o fato de que um Venture Capital é alguém que vai arriscar seu dinheiro em seu projeto e espera lucrar com isso. Mas primeiro você tem que convencê-lo de que isso é possível.
Portanto, você deve cuidar de ter uma boa descrição comercial do seu projeto, as estratégias e métodos que permitirão escalar. Por outro lado, você também deve mostrar as perspectivas econômicas e claro, quais são as necessidades financeiras que seu projeto exige hoje, o que seria feito com os fundos solicitados. Como você verá, trata-se de responder a muitas perguntas, tudo para garantir que sua empresa tenha o planejamento necessário para poder seguir em frente.
Ao procurar um investidor, é importante explicar por que o projeto é lucrativo
Vale a pena investir um pouco de tempo em um pitch ou uma apresentação curta, onde você mostra aspectos como sua visão de mercado, as possibilidades que seu negócio tem nele. Uma descrição do projeto, algo curto, direto ao ponto, a ideia é que o possível investidor consiga entender rapidamente do que se trata, não deixe de mencionar a solução que sua empresa dará aos seus potenciais consumidores.
Por outro lado, não pode deixar de referir a equipe de trabalho que compõe a sua empresa, que inclui todos os sócios e funcionários. Por fim, a estratégia que a empresa está a desenvolver juntamente com as expectativas que tem em relação à sua rentabilidade.
Mas, além disso, não esqueça que um Venture Capital certamente se tornará mais um sócio, por isso vale a pena pensar antes da reunião, o papel que esse investidor poderá desempenhar na empresa, pois será alguém que fará parte dela.
Venture Capital, uma boa opção para startups?
Sem dúvida, uma startup deve ter como objetivo obter apoio financeiro, pois é isso que permitirá que o projeto se torne realidade e, a verdade é que um Venture Capital pode ser uma excelente opção, mas isso é algo que pode ter tanto vantagens como desvantagens.
Um Venture Capital fornecerá assessoria com base em sua experiência para que o negócio cresça
É importante deixar claro o fato de que um Venture Capital acaba se tornando um acionista, um sócio que não é apenas o encarregado de investir dinheiro para que o projeto vá adiante, a ação é a sua garantia de pagamento. Mas isso não termina aqui, porque este novo acionista também será responsável por assessorar, aconselhar e apoiar tecnicamente a gestão da empresa. Isso é definitivamente algo muito bom para quem tem pouca experiência na área. No entanto, para quem quer fazer um projeto e ter 100% de controle do seu negócio movendo-se no seu próprio ritmo, pode não ser uma boa ideia.Mas a verdade é que também é uma opção que vale a pena considerar, já que um Venture Capital pode se tornar aquele apoio financeiro e intelectual que sua empresa precisa, principalmente se for alguém com experiência na área em que sua empresa está começando, mas, então você consideraria isso?