De acordo com as estatísticas do Eurostat, 90% da União Europeia tem acesso à internet, enquanto 71% da América Latina tem acesso à internet, por outro lado, nos EUA 90%.
Está claro o fato de que a grande maioria das pessoas tem acesso aos meios digitais; pelo que não é estranho que a educação à distância seja algo que cada vez tem mais confiança, em especial logo depois de ter estado em confinamento a raiz da pandemia, onde podemos apreciar as vantagens didáticas que a tecnologia tem para nos oferecer ao momento de estudar.
Mas, você já ouviu falar em e-learning? Muitas pessoas confundem, associando-o apenas ao aprendizado em que os computadores são usados, mas é um conceito que vai além, então a continuação mostraremos o que é E-Learning e para que é usado.
O que é e-learning?
A palavra e-learning vem do inglês “Electronic Learning”, que pode ser traduzido como “Aprendizagem Eletrônica”, referindo-se a todas aquelas atividades educacionais que são realizadas por meio de um dispositivo conectado à rede. Por esse motivo, também é conhecido como tele-treinamento, aprendizagem virtual ou treinamento online.
Por outro lado, também é muitas vezes confundido com a aprendizagem que faz uso de computadores na sala de aula, o que é um equívoco, já que no caso do e-learning, é a educação a distância, cuja comunicação é possível graças à conexão à Internet. Enquanto em uma aula presencial, essas ferramentas podem ser utilizadas, se o professor e o aluno estiverem fisicamente no mesmo local, não é e-learning, pode-se dizer que é uma aula tradicional apesar de utilizar equipamentos modernos.
Da mesma forma, existem instituições que aplicam a aprendizagem híbrida, que é chamada de B-learning, de forma que é uma mistura entre a formação telemática e o ensino presencial, sendo esta uma metodologia ideal para quem não conhece completamente as ferramentas digitais, mas querem aprender.
Para que serve o e-learning?
A educação é algo que toda pessoa precisa para adquirir novos conhecimentos e melhorar ou atualizar os que já possui em determinada área. São muitas as pessoas que buscam qualquer tipo de especialização e, devido às vantagens oferecidas pela educação a distância por meio do e-learning, tornou-se uma tendência que não pode ser ignorada.
De fato, viu-se que a América Latina é onde há maior volume de educação a distância, já que, segundo o relatório Ambient Insight, cresce cerca de 15% a cada ano somente na América Latina.
Portanto, o e-learning é utilizado para realizar educação a distância ou educação online, tornando-se uma ferramenta muito eficiente para quem não pode ou não quer se deslocar até uma sala de aula.
Vantagens e desvantagens do e-learning
Não há como negar o fato de que o e-learning é reconhecido por sua fácil acessibilidade em todos os sentidos, razão pela qual seu crescimento foi rápido e continua a aumentar. Tornando-se assim uma das opções preferidas para usuários e empresas, que podem usufruir das seguintes vantagens:
- Variedade de conteúdo, sendo esta uma das principais razões pelas quais sua popularidade cresceu rapidamente.
- É econômico, comparado ao ensino presencial, o e-learning é uma alternativa muito mais barata graças ao fato de que a manutenção de uma plataforma online é menor em comparação com as facilidades de um local real.
- Você escolhe seu próprio horário e avança no seu próprio ritmo, no aprendizado e-learning, você pode escolher seu próprio horário, imagine uma sala de aula virtual que fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde você pode desfrutar de conteúdos didáticos e interessantes. Além disso, na grande maioria dos casos, você pode assistir ao conteúdo quantas vezes quiser pelo tempo que quiser, de forma que possa avançar no seu próprio ritmo, sem pressão ou estagnação.
Como você verá, existem três vantagens marcantes que fazem do e-learning uma das melhores opções na hora de realizar um processo de aprendizagem, uma opção ideal para quem deseja se especializar em determinada área. Agora, entre suas desvantagens, não se pode ignorar o fato de que nem todas as pessoas estão familiarizadas com esse tipo de ferramentas digitais. Além disso, é melhor levar em consideração as plataformas com boa reputação; pois, o ideal é contar com o apoio de profissionais da área que possam facilitar o processo de aprendizagem, sendo inclusivos para aqueles que não são muito habilidosos com o uso da tecnologia, tornando-se assim um bom suporte que realmente permita ensinar contando com um espaço virtual intuitivo que permita uma rápida familiarização.