Stand up é um estilo de comédia que nasceu no final da Segunda Guerra Mundial na vida noturna dos Estados Unidos. No início era considerado uma divisão inferior dentro do mundo da comédia, mas com o passar dos anos sua fama aumentou e, principalmente na Argentina, Stand Up Comedy é algo que surgiu em 2000, após dois amigos se juntarem para começar essa nova língua escénica, algo inovador no país latino-americano.
Foi assim que Diego Wainstein e Alejandro Angelini começaram a se encontrar duas vezes por semana no Teatro Liberarte; outros comediantes também participando de forma intermitente. Mais tarde, com o passar do tempo, esses amigos continuaram pesquisando livros e realizando seus próprios monólogos em vários espetáculos, onde convidaram outras figuras conhecidas como Hugo Fili, Sergio Limbardini, Martin Rocco. O stand up comedy na Argentina ganhou grande aceitação, razão pela qual cresce progressivamente e rapidamente.
O Stand up Comedy hoje é considerado a melhor forma de fazer humor
Na crise de 2001 em Buenos Aires, curiosamente, nasceu uma nova geração de humoristas que logo se tornaram conhecidos no mundo do stand up comedy, como por exemplo Fernando Sanjiao, Federico Cyrulnik, Luciano Mellera, Maga Tajes, Malena Guinzburg, entre outros… Mas, quer saber quais são os referentes mais conhecidos de Buenos Aires hoje? Continue lendo!
Stand up comedy, os referentes mais conhecidos de Buenos Aires
Ezequiel Campa
Nascido em Buenos Aires em 1976, Ezequiel Campa garante que admirava o comediante inglês Eddie Izzard, que o inspirou neste mundo; depois fez um curso com Diego Wainstein e mais tarde em 2009 começou a fazer suas próprias apresentações.
“Nada me faz rir mais do que um comentário fora do lugar. Isso me trouxe muitos problemas como estudante.”
Em sua carreira como comediante, já participou de diversos shows ao vivo, como por exemplo Campa Stand Up, Formato Verão, também gravou especiais para Comedy Central Latin America em 2016 e 2017.
Atualmente, você pode desfrutar de vários de seus shows ao vivo, para isso você pode obter ingressos em ezequielcampa.com.ar.
Dalia Gutmann
Nasceu em 16 de janeiro de 1978, aos 21 anos começou na carreira de radialista, depois trabalhou por vários anos em um programa de notícias, mas devido à dura e cruel realidade que às vezes teve que compartilhar na TV, decidiu deixar isso de lado e decidiu fazer um curso de stand up, descobrindo seu carisma para fazer o público rir
Ela tem sido uma das mulheres mais conhecidas do stand up comedy Argentina com seu show “Cosa de Minas”, que simplesmente se tornou um sucesso total, onde ela pode compartilhar suas experiências diárias com seu público desde um ponto de vista humorístico.
“Cosa de Minas” surge de algo muito genuíno: a necessidade de contar as coisas que me acontecem porque sou mulher, sem guardar nada para mim e sem me reprimir”
Participou de conhecidos programas de stand-up comedy, como por exemplo “La culpa es de Colón”, que é transmitido nos canais Comedy Central e Telefe, e também tem o programa “Animadas”, que pode ser visto na televisão pública. Mas a Dalia não é só comediante, é também escritora, aliás já publicou vários livros, sendo o mais recente “Tengo algo para decir”.
Martín Pugliese
Nasceu em Buenos Aires em 1978; em 2001 estudou comédia com Rocco, depois entre 2003-2005 trabalhou como apresentador na Varieté del Farabute, para depois começar a criar seus próprios shows de stand-up, entre os quais se destacam “Sí, amo”; “By bye, humor”; “Pugliese, Pugliese, Pugliese”, entre outros.
Liderado por Javier Daulte, levou o gênero stand-up para o teatro San Martín na peça Macbeth. Participou também em várias edições do Comedy Central e marcou presença em diversos programas da TV Pública.
“Estou escrevendo muito sobre a contradição que uma vida familiar representa, onde seus inimigos são os seres que você mais ama no mundo”
Ele também marcou presença no rádio ao fazer parte da equipe “Al Ataque”, programa apresentado por Diego Korol. Atualmente, Pugliese faz parte da equipe “Código Sily”, liderada por Coco Sily na Rádio POP 101.5.
Você pode adquirir seus ingressos para os próximos shows ao vivo desde seu site web martinpugliese.com
Fer Metilli
Nasceu em Tandil em 1984, estudou na Faculdade de Artes de Tandil, mudou-se para Buenos Aires aos 23 anos e foi lá que descobriu o stand up, onde foi cativada por um espetáculo de Natalia Carulias, assim começou a estudar com Fernando Sanjiao, Martin Pugliese, Martin Rocco e Juan Barraza, ao mesmo tempo; Paralelamente, esteve em palco com um grupo de humoristas femininas, entre as quais se destacam Dalia Gutmann, Vero Lorca e Nora Schiavoni.“Há sempre algo de “vergonha” propria nessa situação, que junto com o ridículo são os principais ramos dos meus monólogos” Você pode encontrar informações sobre seus próximos shows em sua conta do Twitter @fermetilli