Se você é um artista musical e deseja se tornar conhecido, o Spotify pode ser a plataforma que você precisa, então desta vez mostraremos como fazer upload de suas próprias músicas no Spotify e, assim, começar a ganhar dinheiro com sua música.
Mas, é realmente lucrativo fazer upload de música no Spotify? Claro que é e, de fato, nos últimos anos essa plataforma ganhou grande popularidade, e é por isso que eles têm cada vez mais usuários premium; o que tornará mais fácil para você chegar aos ouvidos de seus potenciais fãs, já que, de fato, o Spotify tem atualmente 433 milhões de usuários ativos, entre os quais estão aqueles que certamente gostarão de sua arte; então não espere mais e continue lendo para descobrir como fazer upload de suas músicas no Spotify e como você pode receber seus lucros.
Como fazer upload de suas próprias músicas no Spotify
Antes de tudo, você deve ter em mente que para fazer upload de suas próprias músicas no Spotify, você deve entrar em contato com um distribuidor, que cuidará de todas as licenças e da distribuição, além de pagar seus royalties.
Caso você seja um artista com experiência, certamente já terá seu distribuidor de música, que se encarregará de fazer upload de suas músicas na plataforma. Mas se eu sou novo, quais distribuidores escolher e como contatá-los? Quando se trata de fazer upload de músicas para o Spotify, uma das melhores opções são DistroKid, CD Baby, Record Union, iGroove, TuneCore, entre outros.
A continuação, mostraremos os passos a seguir no caso particular do TuneCore:
- Cadastre-se em TuneCore
- Selecione o tipo de lançamento, você pode escolher entre single ou álbum
- Faça upload de sua música e capa para colocar suas músicas no Spotify
- Inclua colaboradores de música, estes podem ser creditados no momento em que suas músicas são usadas
- Faça upload de sua música no Spotify assim que for aprovada pela plataforma TuneCore, mas não se preocupe, em aproximadamente 5 dias úteis sua música estará disponível no Spotify
- Acesse seus relatórios de vendas e de streaming
O melhor de tudo, você fica com 100% de sua renda, em troca, você só tem que pagar a partir de 14,99 dólares, um preço que pode variar dependendo do plano de distribuição que você escolher.
Como você verá, é um procedimento muito simples de realizar, o mais complicado é ter a música e isso com certeza é algo que você já tem pronto, então o que você está esperando? Vá em frente e comece a ganhar dinheiro com sua música no Spotify!
Como os royalties do Spotify são recebidos?
Antes de tudo, você deve ter em mente que esses royalties serão recebidos pelo seu distribuidor e, em seguida, ele se encarregará de lhe pagar. Mas nem tudo é tão rápido quanto você gostaria, pois as plataformas de streaming tendem a ter um atraso de dois meses. Portanto, se você adicionar seu album em janeiro, poderá receber seus pagamentos em março.
Em relação aos meios de pagamento, tudo dependerá do distribuidor que você possui, por exemplo no caso do TuneCore, ele está associado ao Payoneer, então você não terá problemas para transferir seu dinheiro para o PayPal ou uma conta bancária.
Qualquer pessoa pode fazer upload de música no Spotify?
Realmente não importa se você é um artista conhecido ou alguém que está apenas começando sua carreira musical. A verdade é que, desde que você atenda aos requisitos do seu distribuidor e este, por sua vez, cumpra com os requisitos do Spotify, não haverá problema para você começar a fazer upload de sua música na plataforma.
Pode-se ter bons ganhos no Spotify fazendo upload de músicas?
Tudo vai depender do impacto que a sua música tiver, porque no final das contas, o sucesso vai depender dos seus fãs, então se a sua música conseguir captar a atenção deles, com certeza você terá uma boa renda que crescerá exponencialmente. No entanto, tenha em mente que o Spotify representa uma excelente oportunidade para qualquer artista, devido ao seu alcance internacional.
Por outro lado, lembre-se de que esta não é a única plataforma onde você pode ganhar dinheiro com sua música, também existem outras como Apple Music, Amazon Music e muitas mais, então por que se limitar a apenas uma plataforma quando você tem infinitas opções a apenas alguns cliques de distância?Por fim, não esqueça que o YouTube é um clássico, portanto, se você tiver um bom videoclipe, não hesite em compartilhá-lo lá, lembre-se de que uma das grandes vantagens do YouTube é que ele é ainda mais fácil de usar ao enviar conteúdo e é uma plataforma totalmente gratuita. Concluindo, se você é um artista iniciante, vale a pena considerar qualquer plataforma para compartilhar seu conteúdo, quanto mais plataformas melhor; o importante é que você aprenda com o seu progresso, veja o que seus fãs mais gostaram, quais plataformas são melhores para você e porque, vale a pena gastar um tempo analisando seus resultados e assim melhorando progressivamente.