Se você gosta de esportes de aventura, com certeza deve saber quais são os melhores destinos para praticá-los. Pois bem, o melhor de praticar um esporte de aventura, além da adrenalina que ele oferece, não há experiência melhor do que ter a oportunidade de praticá-lo em um dos melhores lugares naturais do planeta. É por isso que a seguir mostraremos esses locais naturais e os esportes de aventura que você pode praticar neles.
Quais são os esportes de aventura?
Os esportes de aventura às vezes são confundidos com esportes radicais, mas há uma clara diferença entre os dois. E é que no caso dos esportes radicais é necessária uma preparação prévia; enquanto no caso dos esportes de aventura nem sempre é assim, pois é uma experiência em que o homem se integra ao seu ambiente natural, convivendo de perto com a paisagem enquanto faz algum exercício físico, o que permite uma experiência emocionante. Em síntese, também pode ser definida como atividade física intensa ou recreativa na natureza para fins de lazer.
Entre os esportes de aventura mais conhecidos ou praticados estão o rapel, a escalada, o trekking, mountain bike, equitação… Os esportes de aventura podem variar dependendo do ambiente natural em que se encontram.
Destinos para praticar esportes de aventura
Quer pretenda viver experiências muito extremas ou talvez alguma aventura não tão perigosa, aqui mostramos diferentes alternativas, onde dependendo de cada local específico, poderá desfrutar de experiências excepcionais e diversas atividades de acordo com as condições naturais do lugar. Mas, sem dúvida, a melhor experiência é poder conhecer novos lugares que por sua vez lhe oferecem as vistas mais impressionantes, por isso… Não se esqueça de tirar fotografias, pois são momentos memoráveis que vai querer guardar.
Wanaka
Localizado na Nova Zelândia, é um lugar ideal para curtir em qualquer época do ano e é conhecido por ser o lugar onde os neozelandeses buscam aventura, sendo uma opção ideal para os viciados em adrenalina, que não hesitam em ir a Queenstown no caso de querer viver uma autêntica experiência extrema.
Mas particularmente Wanaka também pode se tornar uma opção emocionante, embora menor e mais relaxada, ideal para qualquer pessoa e definitivamente a melhor parte é sua excepcional vista natural às margens do lago.
No inverno, você poderá desfrutar de um excelente esqui, enquanto no verão terá o lago para esportes aquáticos e a montanha disponível para caminhadas, passeios de bicicleta ou, melhor ainda, paraquedismo! Sem dúvida, um destino que vale a pena visitar em qualquer época do ano.
Chaltén
Localizado na Argentina, nele você poderá desfrutar das mais emocionantes trilhas de montanha, localizado em um remoto ponto fronteiriço da Patagônia, especificamente no Parque Nacional Los Glaciares. Aqui você poderá apreciar picos impressionantes, como os morros Fitz Roy e Torre.
Da cidade você poderá apreciar claramente o skyline do pilar rochoso, assim como poderá ver muitas trilhas com muitas vias de escalada de primeira classe. Entre os quais você pode fazer caminhadas de um dia e ver a Laguna de los Tres, localizada na base do pico Fitzroy. Uma opção ideal para visitar entre os meses de fevereiro a dezembro.
León
Localizado na Nicarágua, você poderá apreciar uma bela cidade colonial congelada, que oferece aventuras vulcânicas. Conhecida por ser a cidade menos desenvolvida do país, sua localização exata coincide nas alturas de uma região cercada por vulcões, alguns inativos e outros ativos. Por isso, não é de estranhar que o simples ato de visitar a zona seja uma experiência autêntica e cheia de emoções.
Uma opção ideal para visitar entre os meses de novembro a abril, está localizado perto da cratera de Masaya e descendo o Cerro Negro é a rota de Sandboarding. Por outro lado, a poucas horas de carro você pode chegar à subida única onde subirá graças às raízes das árvores e no final poderá apreciar uma cratera no vulcão Maderas, localizado na Ilha Ometepe. Se quiser um pouco mais de adrenalina, vale a pena considerar aqueles motoristas locais que dirigem ônibus em velocidades impressionantes.
Pokhara
Localizado no Nepal, você terá a oportunidade de conhecer a capital do Nepal e ir até a costa do Himalaia. No lago Phewa você pode praticar esportes aquáticos, também terá a opção de acessar áreas de parapente, consideradas as mais importantes do mundo. Opção de visita nos meses de maio, setembro, outubro e novembro.
Mas isto não é tudo, pois também existem lugares onde se pode praticar ciclismo de montanha, escalada, vôo ultraleve, canyoning e caiaque no rio Trisuli, que é um pouco turbulento, seria certamente uma experiência inesquecível!
Chamonix
Localizada na França, conhecida principalmente pelo esqui, mas à sombra do Mont Blanc em meio a montanhas poderá apreciar o berço do montanhismo; que também se tornou um lugar ideal para o trail runner (corrida em trilha), isso graças ao conhecido UTMB (Ultra Trail du Mont Blanc), que é realizado todos os anos em agosto ou setembro.
Por outro lado, não se pode deixar de mencionar os teleféricos das pistas de esqui, que por sua vez dão acesso a impressionantes geleiras e picos. Toda esta paisagem entrelaçada por trilhos onde se pode praticar ciclismo de montanha, bem como caminhadas em trilha. Agora, se você planeja curtir o Mer de Glace, não pode esquecer os crampons, que serão um acessório mais que necessário para poder caminhar na neve.Mas no caso de querer uma experiência mais tranquila, terá sempre a opção de percorrer os percursos preparados para todos os visitantes, uma opção ideal tanto para principiantes como para experientes. Se Chamonix é a sua opção ideal, não hesite em visitá-la nos meses de maio e outubro e assim evitar a superlotação.