Começar seu próprio negócio é um desafio que, sem dúvida, vale a pena enfrentar. Mas você deve ter em mente que a constância é a chave do sucesso e, embora você certamente tenha muitos contratempos, com as dicas que lhe daremos, você se salvará de alguns deles, então continue lendo!
Pontos a considerar na hora de criar uma PME
A ideia de negócio
A ideia de negócio é apenas o começo para iniciar qualquer negócio
Uma PME não é uma coisa que surge do nada, pois a primeira coisa é ter uma ideia de negócio, se você quer criar a sua própria empresa, o que gostaria que fosse? Pode ser um projeto que te chamou a atenção recentemente, também pode ser um projeto que você tinha em mente há muito tempo e que agora pode ser um bom momento para finalmente iniciá-lo.
O importante é que esta ideia de negócio seja do seu agrado, que vá de acordo com os seus gostos e aptidões, assim poderá ter alguns conhecimentos e facilidades para começar. Além disso, lembre-se de que não precisa ser uma ideia muito elaborada, apenas não deixe de perguntar o que você quer, o que poderia fazer, no que mais se destaca e como poderia aproveitar suas habilidades e conhecimentos.
O planejamento
O planejamento garantirá a lucratividade de um negócio
Tenha em mente que qualquer projeto requer planejamento antes de começar a investir dinheiro nele. É por isso que você deve dedicar tempo planejando sua ideia de negócio, quais seriam os primeiros passos a seguir, qual matéria-prima ou instrumentos você precisa. Pense em como você pode desenvolver sua ideia de negócio para ter um plano de ação.
Por outro lado, é essencial que você analise a lucratividade do seu negócio, pense em quem é seu cliente-alvo, sua ideia é realmente viável? Como pode ser proposta para torná-la lucrativa? especialmente tenha um orçamento mínimo e outro “ideal”, para iniciar o seu negócio.
Os investidores
Alguns investidores podem se tornar seus parceiros
Para que todo negócio comece é necessário investir dinheiro nele e, caso você não consiga cobrir tudo o que precisa para começar, então que tal procurar investidores? São pessoas para quem você vai vender sua ideia de negócio, com o fim de motivá-los a investir nele em troca; por exemplo, uma porcentagem da sua empresa ou você pode só oferecer lucros futuros se o seu negócio funcionar.
A maioria dos investidores iniciais acabam sendo parceiros; no entanto, você deve considerar o fato de que, se o seu investidor acabar sendo seu parceiro, deve ser alguém em quem você possa confiar, lembre-se de que ambos estarão neste projeto juntos legalmente, portanto, é uma espécie de “casamento”, onde vocês devem respeitar os acordos feitos e trabalhar em equipe para que tudo saia conforme o planejado.
A marca
A criação da marca é essencial para começar as estratégias de publicidade, que permitirão aumentar suas vendas para tornar seu negócio lucrativo
Primeiro de tudo você deve ter claro qual será o nome da empresa, depois continuar com um slogan e começar a pensar junto com seus parceiros (se você tiver) como seria o logo, claro que você sempre pode contratar um designer; mas, idealmente, deve ser algo que tenha um valor agregado, um significado importante para você como fundador. Considere as cores corporativas que você deseja, os valores, comece com alguns esboços e tudo o que você acha que pode representar sua marca.
Lembre-se que para vender qualquer produto ou serviço é necessário realizar estratégias de publicidade e, neste caso, é muito importante ter uma marca definida, uma identidade que lhe permita apresentar o seu negócio como algo estável que pode ser confiável.
A Loja
Você deve deixar claro que se seu negócio será 100% digital ou não, dependendo das legalidades do seu país você pode precisar de uma loja física
Se pretende criar a sua própria empresa, o ideal é que tenha uma loja, um lugar onde possa receber os seus clientes, um lugar que esteja registado como sede principal da sua PME.
Ainda que estejamos na era digital e, de fato, um negócio possa ser realizado perfeitamente pela Internet; Também é verdade que por exigências legais é necessário ter uma loja, isso claro, vai depender das legalidades do seu país na hora de registrar sua empresa.
Os funcionários
Os funcionários devem ser uma boa equipe de trabalho que permita o bom funcionamento da sua PME
Tenha em mente que uma empresa não cresce sozinha, e só com você não basta, é preciso que tenha muitas outras pessoas. Por ser uma PME não é exceção, por isso analise o número mínimo de funcionários que precisa para começar, quanto deve pagar-lhes de acordo com a lei e realmente quanto pode oferecer-lhes, talvez algum bónus extra por vendas concluídas possa ser um bom incentivo onde todos ganham.O melhor a fazer nesses casos é não se deixar levar por familiares ou amigos, basta contratar as pessoas que você realmente considera capacitadas para realizar o seu trabalho. Lembre-se que como empreendedor você deve separar o emocional do profissional. Depois de concluir essas seis etapas básicas, você terá tudo pronto para criar sua própria empresa. Mas tenha em mente que este é apenas o começo; você deve prestar muita atenção a quaisquer requisitos legais para evitar problemas e considerar quais estratégias de publicidade permitirão que você obtenha mais clientes. Em ambos os casos vale a pena investir no atendimento de profissionais da área que garantam os resultados desejados.