Qualquer pessoa pode iniciar sua própria startup, mas nem todos são bem-sucedidos nisso. Por isso, vale a pena considerar algumas etapas fundamentais que permitirão que você tenha maiores chances de alcançar sua liberdade financeira; pois, são etapas que outras empresas já seguiram e parecem funcionar muito bem. Já ouviu falar no Spotify ou Uber? Em um momento eram startups que conseguiram fazer sucesso e se tornar uma empresa consolidada. Quer saber como criar uma startup?, continue lendo!
Como posso criar uma startup
Embora a criação de um novo negócio não seja uma garantia de que dará certo, seguindo algumas etapas importantes, você terá mais probabilidades de sucesso. A continuação apresentaremos o que você não pode esquecer ao criar sua própria startup:
A ideia de negócio
Antes de tudo, você deve ter uma ideia de negócio clara, aquela ideia inovadora que resolve um problema específico, uma ideia muito boa que você quer desenvolver. Tenha em mente que o melhor é que seja algo que você realmente goste, um projeto que você aprecie e queira ver crescer
Às vezes, sua ideia pode não ser o método mais fácil de resolver determinado problema, pode não ser o mais lucrativo. É importante que você pense na sua ideia com calma, verifique o que aconteceria no melhor e no pior dos casos e simplesmente analise se essa é realmente a melhor solução que você pode oferecer. Você também pode pensar em procurar outra ideia, outro problema que possa resolver.
Nesta etapa vale a pena ir com calma, pois esta será a base do seu empreendimento. Portanto, invista tempo nisso, você pode ter uma lista de ideias e descartá-las até finalmente encontrar o que te motiva a iniciar seu próprio empreendimento.
A equipe de trabalho, uma parceria?
Ninguém alcança o sucesso sozinho, é importante levar em consideração quem pode ser seu aliado, aquelas pessoas que farão parte do seu projeto desde o início. Considere o fato de que é um longo caminho a percorrer e você encontrará muitas complicações, então o ideal é que você comece a delegar funções desde o início.
Lembre-se de que, se você quiser fazer tudo sozinho, acabará percebendo que não tem tempo suficiente para fazer funcionar seu negócio, muito menos para sua vida pessoal… Portanto, é importante que você saiba como delegar funções e deixar claro em quem confiar, a ideia é que todos tenham como objetivo fazer o projeto andar.
Se você quer bons aliados desde o início do projeto, o mais justo é que eles recebam algo em troca. Mas como toda empresa que começa, você não está no melhor momento para oferecer dinheiro em troca, então que tal uma porcentagem da sua empresa tornando-se parceiros? Isso é algo onde todos vão ganhar. Ainda assim, você deve se lembrar que uma parceria é uma espécie de “casamento” onde todos devem cumprir os acordos estabelecidos e trabalhar em equipe para um mesmo objetivo comum, então você deve escolher bem quem poderão ser seus parceiros.
Pesquisa de investidores
Uma vez que você tenha sua ideia de negócio e tenha decidido quem serão seus sócios, com certeza já terão tudo planejado para começar. Mas a primeira coisa é ter claro quanto dinheiro é necessário para iniciar a startup, para isso o melhor é começar a busca por investidores o quanto antes.
Lembre-se que investidores são aquelas pessoas dispostas a investir em um projeto em troca de algum benefício, que pode ser monetário quando o projeto começar a prosperar ou às vezes um investidor pode acabar sendo um parceiro minoritário.
O mais importante é que você tenha clareza sobre como vender sua ideia de negócio para o investidor, você deve apresentá-la a eles como uma oportunidade em que todos saem ganhando. Entre os investidores mais conhecidos, as startups geralmente optam pelos Business Angels, que são investidores dispostos a apoiar empreendedores que estão iniciando seu próprio negócio, dispostos a investir em troca de uma pequena participação na empresa; A maior vantagem dos Business Angels é que assumem o risco do investimento, ou seja, se a empresa falir não tem que pagar nada a eles, mas se tudo correr bem, todos ganham!Como você verá, essas são três etapas fundamentais que você não pode deixar de lado na hora de criar sua startup. Mas no processo você deve ter claro que uma boa gestão das suas finanças será o mais importante para o seu negócio prosperar. Por isso, é importante que você tenha claro que os primeiros meses serão os mais difíceis, pois longe de receber lucros, o melhor é reinvestir tudo até o momento em que a empresa esteja financeiramente independente, é nesse momento que você pode começar a desfrutar dos frutos de todo o seu esforço.