Muitas pessoas sonham em criar seu próprio aplicativo móvel, pois assim você pode ter todas as funções que deseja do jeito que imagina. No entanto, torná-lo realidade é algo que requer tempo e dinheiro, mas pode ser mais fácil e acessível do que você pensa. Por isso, desta vez, mostraremos como desenvolver um aplicativo móvel do zero para que você possa realizar seu sonho.
O que é necessário para desenvolver um aplicativo móvel?
Design do aplicativo móvel
A primeira coisa que você deve fazer é começar a fazer o design do seu aplicativo móvel, comece com alguns esboços no papel, este é apenas o primeiro passo, você deve ter claro como deseja que fique, o que cada menu terá e o máximo de detalhes possíveis.
Então, quando você tiver um design sólido, faça um mockup, ou seja, digitalize em algum programa de design como InVision Free hand ou Balsamiq Mockups e faça cada diagrama, pense em todas as funções que você deseja que seu aplicativo tenha e esses diagramas permitirão que você verifique a fluência com que seu aplicativo móvel pode funcionar.
Esses mockups não precisam estar em alta resolução, pois se trata simplesmente de gerar ideias e, nesses casos, nada melhor do que ter uma imagem nítida do que você imagina. Para fazer isso, você deve fazer um Storyboard.
O que é um storyboard e para que serve ao desenvolver um aplicativo móvel? Trata-se justamente de cada uma das telas que seu app móvel terá, de forma organizada, para poder apreciar como ficará cada uma das funções do seu app.
Para isso, uma excelente ferramenta é o Zeplin, pois permite escolher o tamanho, as cores e várias opções em vários elementos de design que você pode usar para seu aplicativo móvel, além disso, permite exportar os estilos para CSS, Java ou Swift. Claro que também existem outras ferramentas como as mencionadas acima, mas esta é uma das mais utilizadas.
A experiência do usuário
Ao começar a fazer o design de um aplicativo móvel, é muito importante que você não se esqueça do usuário em nenhum momento, tenha sempre em mente o que será mais confortável, mais prático, funcional, além do estético, pois afinal os detalhes estéticos podem ser ajeitados depois de ter uma funcionalidade sólida e fluida.
O melhor é que um aplicativo é fácil de usar, com certeza você já ouviu a frase “menos é mais” e, neste caso, se aplica perfeitamente.
Uma opção perfeita é ter uma versão beta do seu aplicativo e testá-lo várias vezes e até contratar pessoas para testá-lo e deixar comentários para determinar quais melhorias você pode incluir, o que pode deixar de lado e se esta é uma ferramenta que realmente oferece uma solução.
Ferramentas de programação
É claro que, quando você deseja criar um aplicativo móvel, as ferramentas de programação não podem ficar de fora. Neste caso, Swift Playgrounds é uma excelente alternativa, já que é uma ferramenta digital voltada para iniciantes que desejam aprender a programar de forma didática a partir de um iPad ou Mac. Inicialmente você estará apenas arrastando e soltando. Mas depois, você começará a executar pequenos experimentos de código e aprenderá como esses códigos funcionam em pequenas versões de um aplicativo.
Outra opção muito útil é o App Inventor, pois é uma plataforma do MIT na qual você pode desenvolver seu aplicativo móvel de uma maneira muito simples, pois se trata apenas de arrastar e soltar, depois você pode simplesmente escolher o que deseja executar e depois exportá-lo.
Desenvolva o aplicativo móvel
Para começar a desenvolver seu aplicativo móvel, a primeira coisa que você deve escolher é em qual sistema operacional você vai trabalhar, Android ou iOS? Por outro lado, você também deve escolher o idioma em que vai programar.
Por exemplo, Java é uma linguagem de programação onde você pode escrever código nativo para apps Android, uma excelente opção quando você quer ter resultados profissionais que vão funcionar muito bem para você quando o app crescer.
Por outro lado, o Kotlin é uma iteração do Java que foi criado pelo Google. Nesse caso, a linguagem não é tão rígida, mas também não é tão simples, pode-se dizer que é um ponto intermediário entre Java e JavaScript. Agora, para compilar o código do app, no caso do Android, você pode usar o Android Studio.
Enquanto no caso de aplicativos para iOS, você pode usar Objective-C e Swift, sendo este último o mais usado atualmente. Mas ao compilar o código para aplicativos iOS, é usado o XCode, que funciona apenas no Mac, portanto, se você deseja criar um aplicativo móvel para iOS, precisa de um Mac.
Se você quiser saber onde encontrar os melhores tutoriais para aprender a criar um aplicativo móvel do zero, veja este post.
Agora, no caso de querer ter opções de código multiplataforma, Flutter é uma das opções mais simples e completas, pois permite fazer o design e desenvolver interfaces nativas tanto no Android quanto no iOS usando o Dart. Outra boa opção é o React Native, já que nele você pode usar JavaScript para criar componentes nativos, que você também pode usar no Android e iOS.
Bancos de dados, back-end e APIs
Os bancos de dados são o local onde os dados do aplicativo são armazenados e consultados. Entre os bancos de dados mais utilizados estão MySQL, PostgreSQL ou MongoBD. Mas como você sabe qual é a melhor opção para seu aplicativo móvel? Tudo vai depender do seu app, já que existem bancos de dados relacionais, depois baseados em gráficos, outros em documentários e assim por diante, de forma que haja um banco de dados ideal para resolver cada problema.
Agora, os backends se encarregam de se comunicar com o banco de dados, de forma que, ao obter as informações, elas sejam entregues no aplicativo móvel. Nesse caso, Python com Django ou PHP com Laravel são boas opções.
Uma coisa a ter em mente é que o código frontend do aplicativo não deve se comunicar diretamente com o banco de dados, pois isso representa uma falha de segurança grave, portanto, Swift Objective-c ou Java e Kotlin geralmente são tratados.
Por fim, as APIs são aquelas estruturas de dados previsíveis, responsáveis pela comunicação entre o back-end e o front-end. Atualmente, as APIs modernas usam REST. Enquanto os serviços funcionam com JSON.Como você verá, você já tem uma base para começar a desenvolver seu aplicativo mobile, só falta você começar a fazer o design, escolher se será um app para Android ou iOS e com base nisso, então escolher as ferramentas digitais que vai utilizar.