Se você quer saber tudo sobre os sistemas de gestão SAAS e as vantagens que têm a oferecer ao seu negócio, então você chegou ao lugar ideal, pois a seguir mostraremos do que se trata esse sistema, mostraremos alguns exemplos e ao final, informaremos quais são os melhores sistemas de gestão SAAS para o seu negócio.
O que é SAAS?
Software as a Service é o significado da sigla SAAS, que traduz como “Software como Serviço”, que é um modelo de negócio de TI (tecnologia da informação), com o objetivo de comercializar software como algo que vai além de um produto, um serviço.
Trata-se de um sistema que fica hospedado na nuvem e pode ser acessado via web. Não é necessário instalar nenhum aplicativo ou software no computador do cliente, por isso geralmente basta oferecer uma assinatura recorrente para fornecer esse tipo de serviço web. Claro, isso geralmente é em troca de um pagamento regular, que geralmente é mensal, trimestral ou anual, além disso, o usuário terá a liberdade de escolher o horário em que usará o programa; bem como as funcionalidades que requer, pelo que é comum ver diferentes planos de subscrição, alguns básicos e outros mais completos para os clientes mais exigentes.
O que são empresas SAAS?
São aquelas empresas ou organizações que se encarregam de criar este tipo de software para oferecer aos seus clientes soluções para problemas comuns online. Isso é algo que vai desde o uso do LinkedIn ou assinaturas online para Netflix até mercados B2B como sistemas de assinatura digital, monitoramento de dispositivos IoT, sistemas de gestão, entre outros.
Características de um SAAS
- Disponibilidade Web: permite que o cliente utilize o serviço de qualquer lugar e em qualquer dispositivo eletrônico, uma vez contratado, o usuário tem os dados de acesso e também pode configurar diversos níveis de acesso para outros usuários e funcionários.
- Eles são concentrados e executados em servidores das empresas provedoras: que, por sua vez, são responsáveis por gerenciar os acessos, manter a estrutura operacional e a segurança dos dados. Isso é algo que facilitará ao cliente a utilização das soluções oferecidas pelo sistema SAAS.
Como usar SAAS?
Entre os exemplos mais comuns de uso do SAAS podemos citar:
- Software de gestão: um exemplo disso pode ser o Sydle One, que oferece soluções para empresas que precisam de Service Desk, ECM, Analytics, CRM, BPM; Além disso, permite que cada organização personalize essas funções. O melhor de tudo é que a empresa poderá utilizar esses serviços a partir da nuvem, não precisando se preocupar com manutenção ou infraestrutura informática.
- Streaming: um dos exemplos mais conhecidos é o Prime Video ou Spotify, focado no mundo do entretenimento, onde o usuário tem uma assinatura para acessar o conteúdo que esses serviços têm à sua disposição.
- Exemplos de SaaS gratuito: o melhor de todos sem dúvida é o Google Drive, pois trata-se de um serviço de armazenamento na nuvem, onde você pode fazer upload de inúmeros documentos e poderá vê-los desde qualquer dispositivo em qualquer lugar, sempre que você tiver Acesso a Internet. Embora o usuário tenha uma boa quantidade de espaço virtual livre, ele também pode expandir essa capacidade de armazenamento pagando.
Os 5 melhores sistemas de gestão SAAS para o seu negócio
Trello
Uma boa ferramenta Saas quando você deseja manter a organização e realizar o acompanhamento de projetos e tarefas. Uma opção muito simples de usar na qual você terá à sua disposição: quadros, listas, agendas, calendários, métricas de produtividade, cartões para monitorar atribuições de tarefas, entre outras funções muito úteis. Além disso, integra-se facilmente com outras ferramentas da web, como por exemplo:
Uma opção que você pode usar gratuitamente caso seja para uso individual, mas se pretende usar o Trello para organizar uma equipe de trabalho, é necessário contratar um plano de pagamento, que você pode conseguir a partir de 5 USD.
Google Workspace
Anteriormente conhecido como G Suite, o Google Workspace é uma ferramenta de armazenamento e colaboração online. Ele permite a integração de todos os aplicativos do Google no mesmo espaço virtual, tornando-se uma função muito útil. Além disso, também possui um painel onde você pode gerenciar usuários e serviços.
Sua tecnologia de busca é baseada em inteligência artificial, permitindo assim que os colaboradores foquem melhor no trabalho que realmente importa. Esta ferramenta tem um período de teste gratuito de 14 dias, após esse período, você deve escolher um plano pago, que começa em USD 6 por mês.
Slack
Uma ferramenta de comunicação virtual ideal para equipes ou organizações de qualquer tamanho, além de permitir a conexão com mais de 2.000 aplicativos online, como Office 365 e Google Drive. Oferece uma experiência amigável em comparação com outras opções para os membros enviarem mensagens e colaborarem em tempo real
Uma boa opção quando você quer automatizar tarefas repetitivas, tem uma grande variedade de aplicativos, pode fazer chamadas de voz e vídeo, compartilhar arquivos, entre outros. Aqui você encontra planos gratuitos e também com pagamentos a partir de USD 7 por mês por usuário.
Osmos
Uma ferramenta digital voltada para uso empresarial na qual você pode automatizar e gerenciar suas vendas, pagamentos e prospects. Possui um CRM híbrido no qual permitirá enviar cotações e faturas aos seus clientes de forma muito simples e uma gestão de estoque que facilitará o controle do seu negócio. Além disso, pode ainda contar com a solução eQuote, que lhe permitirá solicitar orçamentos sem ter de recorrer a um formulário de contacto.
Possui planos gratuitos, perfeitos para começar e se familiarizar com a ferramenta, você também pode ter planos pagos a partir de USD 30 por mês.
Grow
Uma ferramenta que o ajudará a tomar decisões com base nos dados que você fornecer, já que sua inteligência artificial se encarrega de fornecer soluções por meio de relatórios após executar sua análise métrica. Uma opção que inclui organização, preparação e transformação de dados.Os planos são pagos e sob pedido, ou bom é que você pode ter uma amostra grátis.