Apesar de um produtor de rádio não participar das apresentações, seu trabalho não deixa de ser importante, de fato é necessário para que tudo corra bem, pois é ele o responsável por reunir todas as contribuições que o programa precisa para ir ao ar; além de ser responsável por fornecer ideias criativas, ajudando a manter a calma, apesar de trabalhar sob pressão. Este é um trabalho muito interessante, por isso a continuação mostraremos quais tarefas realiza um produtor de rádio
O que é um produtor de rádio?
Um produtor de rádio é a pessoa responsável pelo conteúdo de áudio das transmissões que são difundidas no rádio, na internet e em qualquer outra plataforma móvel. Além disso, eles estão envolvidos em todo o processo do início ao fim. Portanto, um produtor de rádio participa da geração de ideias, do desenvolvimento do projeto e da gestão da resposta da audiência após o programa.
Embora um produtor de rádio não participe das apresentações, ele garante que tudo saia conforme o planejado, garantindo o sucesso
Um produtor de rádio deve ser um profissional capaz de gerenciar e trabalhar em equipe, pois terá que trabalhar constantemente com outros profissionais, como assistentes de transmissão e áudio, DJs, apresentadores, engenheiros e muito mais. Mas além disso, deve ter a habilidade para se encarregar de que o programa saia ao ar segundo o planejado, assim como também deve ter a capacidade de dar soluções no caso de que ocorra alguma coisa, por isso deve ser alguém que saiba trabalhar sob pressão.
Mas isso não é tudo, já que um produtor de rádio também deve se responsabilizar pela gestão empresarial e comercial do programa. Como você verá, ele é um profissional que garante a realização de um programa de rádio, tornando-se assim naquele profissional essencial que todo programa de rádio precisa para poder ir ao ar.
Quais tarefas realiza um produtor de rádio
As responsabilidades de um produtor de rádio podem variar dependendo de cada programa e estação em particular. Mas, em termos gerais, pode-se dizer que um produtor de rádio é responsável por :
- Gerar e investigar ideias criativas para começar a planejar o programa a ser realizado.
- Fazer o desenvolvimento de conteúdo, que inclui escrever o roteiro, links e newsletters.
- Selecionar a estação, o público, bem como a música mais adequada para o programa.
- A procura por potenciais entrevistados e colaboradores, por isso o produtor de rádio deve ter um bom relacionamento interpessoal.
- Fazer edições, relatórios e entrevistas conforme necessário.
- Produzir relatórios de pré-produção, conforme necessário, para apresentadores, equipe técnica, repórteres e qualquer outro colaborador.
- A gestão da logística de forma a reunir as pessoas, equipamentos e recursos necessários.
- Verificar a autorização de direitos autorais e certificar de que eles cumpram a lei.
- Usar e contribuir com os recursos de áudio que podem ser reutilizados.
- Responder aos comentários do público, bem como encaminhá-los para outros departamentos, se necessário.
- Ter conhecimento na utilização de softwares para edição dos áudios no processo de produção.
São muitas as tarefas que um produtor de rádio deve cumprir, por isso deve ser um profissional muito bem treinado e que possua todo o conhecimento necessário para permitir que o programa seja executado conforme planejado, sem erros ou prejuízos monetários.
Qualidades de um produtor de rádio
O principal é a qualidade de saber trabalhar sob pressão, pois um produtor de rádio estará presente o tempo todo, do início ao fim e deve saber lidar com a tensão que todo programa de rádio traz, deve ser um guia que possa ser confiável. Além de alguém capaz de oferecer soluções caso algo saia do controle.
Por outro lado, um produtor de rádio deve ser capaz de identificar o perfil do ouvinte, para poder gerar ideias que satisfaçam as necessidades do público. O objetivo de todo programa de rádio é aumentar sua audiência, e isso se consegue graças a uma boa produção.Por fim, a experiência é algo que não pode ficar de lado, pois embora o ideal seja ter uma preparação académica que lhe permita adquirir todos os conhecimentos relevantes que um produtor de rádio deve ter, a experiência também é necessária. Ser produtor de rádio não é algo que se consegue em pouco tempo, exige esforço e dedicação; De fato, é comum que muitos deles tenham começado como voluntários e aos poucos vão adquirindo habilidades e experiência para poder lidar com mais responsabilidade até o momento em que possam realizar com eficiência o trabalho de produtor de rádio.