Um dos departamentos que muitas vezes são subestimados em empresas iniciantes é o jurídico, mas a realidade é que pode marcar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Isso porque toda empresa deve cumprir determinados regulamentos e procedimentos legais desde o momento de sua criação; É aí que começa a importância de ter um departamento jurídico ou ao menos contar com o apoio de especialistas da área por meio de assessoria jurídica para empresas.
O que são as assessorias jurídicas para empresas?
É a encarregada de oferecer informação para solucionar qualquer problema relacionado a regras, leis e regulamentos na área do Direito, incluindo todos os seus ramos.
Independentemente da fase em que a sua empresa se encontra, desde a sua criação é importante ter o apoio de um ou vários especialistas em leis que lhe permitam proteger a sua empresa mantendo certas formalidades que facilitarão a sua criação.
Mas não pense que a assessoria jurídica é apenas mostrar as leis a serem cumpridas, é também ter ajuda profissional que também se encarregará de realizar negociações e procedimentos necessários que demandam tempo e análise. A ideia é delegar essas funções a um especialista da área, para que você possa focar em outras áreas da sua empresa e assim acompanhar sua produtividade.
Importância das assessorias jurídicas para as empresas
Claro que ter uma boa assessoria jurídica para as empresas é muito importante, mas a continuação mostraremos algumas das vantagens com mais destaque para que você tenha uma visão clara de sua importância.
Sua empresa estará atualizada
Ao ter um cumprimento regulatório a nível jurídico, sua empresa estará atualizada e pode-se dizer que esse é o principal benefício de ter uma boa assessoria jurídica.
Uma empresa atualizada terá mais chances de melhorar suas estatísticas financeiras
Você não deve ignorar o fato de que, dependendo do seu negócio, existem diferentes regras e/ou regulamentos que você deve cumprir. É quando um consultor jurídico ficará encarregado de revisar todos os requisitos que sua empresa deve cumprir, dessa forma você poderá economizar gastos com possíveis multas e, além disso, evitará problemas legais, que podem se tornar muito caros.
Claro que revisar cada uma das regras a serem cumpridas é algo que levará muito tempo, mas por ter profissionais na área, é algo muito mais rápido e o melhor de tudo, não afetará a produtividade da sua empresa.
Prevenção de problemas legais
Ao contar com um bom assessor jurídico, ele se encarregará de evitar ou prevenir qualquer resultado desfavorável para a empresa. Portanto, seu dever não é apenas manter a empresa atualizada a nível jurídico, mas também prevenir qualquer possível conflito para evitá-lo ao máximo ou, se for inevitável, causar o menor problema possível e oferecer uma solução eficiente.
Nenhum negócio está isento de problemas, por isso é necessário ter um profissional encarregado de preveni-los e resolvê-los
Tenha em mente que a melhor coisa em qualquer campo é a prevenção, isso permitirá que você evite perdas econômicas e, pior ainda, adquirir uma má reputação. Lembre-se que no mundo dos negócios, a reputação é algo muito importante, pois uma empresa que a perdeu terá dificuldade em conseguir investidores. Tantas foram as empresas que depois de ter uma má reputação, depois de um certo tempo, acabam falindo.
Negociação
Como empreendedor, você deve ter clareza sobre o fato de que toda empresa que deseja crescer deve saber negociar, pois isso permitirá gerar e aproveitar oportunidades e, assim, obter excelentes resultados.
Uma boa assessoria jurídica facilitará todas aquelas negociações que toda empresa precisa para seu crescimento
No campo jurídico, a negociação é uma ferramenta que não pode faltar, pois permite criar alianças, fazer acordos, evitar ou resolver conflitos, tudo com o fim de favorecer a empresa.
Um assessor jurídico a nível empresarial tem o conhecimento e as competências necessárias para realizar negociações com autoridades, fornecedores, funcionários, parceiros, enfim… Ao realizar qualquer negociação, o melhor é contar com uma boa assessoria jurídica.
Consequências de não ter assessoria jurídica para empresa
Ficou claro que ter uma boa assessoria jurídica para as empresas oferece muitos benefícios. Mas, e as consequências? Também podem ser inúmeras, e entre as consequências mais notáveis da falta de assessoria jurídica, podemos citar:
- Controvérsias trabalhistas e legais não resolvidas
- Desconhecimento dos recursos legais que existem para resolver qualquer conflito no campo jurídico
- Multas e sanções por incumprimento das leis
- Ações judiciais
- Sanções legais causadas pelo incumprimento de leis, que podem levar ao fechamento da empresa.
Esses são apenas alguns dos problemas que sua empresa pode ter caso não tenha uma boa assessoria jurídica. E o pior, afetará a reputação do seu negócio, o que dificulta futuras negociações com qualquer investidor ou fornecedor; Por isso, vale a pena considerar não só buscar o atendimento de profissionais da área, mas também focar em encontrar um serviço de qualidade que, embora possa ser um pouco mais caro, a longo prazo, será um excelente investimento. Tenha em mente que sempre será mais fácil e barato prevenir problemas do que resolvê-los, por isso as empresas de sucesso não hesitam em investir em assessoria jurídica.