Os exames médicos são grandes aliados quando se deseja manter um bom estado de saúde, já que a solução para estes problemas não é ignorá-los, mas tratá-los a tempo. Quanto mais cedo uma doença for detectada, melhores e mais rápidos serão os resultados.
No entanto, poucas pessoas fazem exames médicos preventivos, pois a maioria espera até apresentar algum sintoma grave. Com o passar dos anos, dá-se menos importância aos exames médicos, mas quando chega a velhice começam a retomá-lo com frequência, o que é habitual, visto que tendo tido anos de descuido, várias são as patologias que se fazem sentir.
Então, por que esperar que nos sintamos mal ou cheguemos à velhice para começar a visitar o médico regularmente? Algumas pessoas têm a errada crença que visitar ao médico é chamar as doenças, mas a verdade é que os exames médicos permitem preveni-las ou eliminá-las em seus estágios iniciais.
Com que frequência devem ser feitos os exames médicos?
Agora que você já entendeu a importância, com que frequência os exames médicos devem ser feitos? Embora seja importante fazê-los, a ideia é não cair em excessos e ir várias vezes ao médico.
Tudo vai depender do estado de saúde em que cada pessoa se encontra, assim como do histórico médico, pois dependendo das doenças que você teve, será recomendável ir ao médico de vez em quando.
Mas no caso dessas pessoas que estão bem de saúde, é recomendável visitar o médico pelo menos 1 vez a cada 2 anos, e a cada visita o médico indicará quando deve ser a próxima consulta. Pois bem, com o passar do tempo o corpo vai mudando e aos poucos vai exigindo mais cuidados.
No entanto, dependendo do sexo, existem exames médicos que não devem ser negligenciados de vez em quando. Mas em ambos os casos, deve-se levar em consideração o índice de massa corporal (IMC), de forma a garantir que esteja com um peso dentro da normalidade, evitando assim complicações futuras. Assim como, tanto homens quanto mulheres, devem ser testados para transmissão sexual (DST), desde a primeira relação sexual ou se consumiram drogas por via intravenosa.
Exames médicos que os homens devem fazer
A partir dos 40 anos, o homem deve prestar mais atenção à sua saúde e, a partir dessa idade, deve-se fazer o exame de próstata (uma vez por ano) e a dosagem do PSA.
Aos 45 anos deve-se fazer um teste de diabetes, em alguns casos pode ser mais cedo, dependendo do histórico familiar ou se você tem colesterol alto, excesso de peso ou pressão alta.
Logo, após os 50 anos, eles devem fazer uma colonoscopia para descartar câncer colorretal ou qualquer irregularidade no cólon.
Mas isso não é tudo, já que a pressão deve ser medida a cada 2 anos a partir dos 18 anos e o colesterol a partir dos 20 anos; mas neste último caso, atenção especial deve ser dada no caso de ser diabético, hipertenso ou fumante ativo.
Exames médicos que as mulheres devem fazer
As mulheres, principalmente, devem ir à consulta ginecológica uma vez por ano para verificar se há ou não alguma alteração no sistema reprodutor feminino. Entre outros exames como: ferritina, papanicolau, vulvoscopia, ultrassom transvaginal e ultrassonografia de mama.
Também é muito importante fazer a mamografia anualmente a partir dos 35 anos e, no caso de histórico familiar de câncer de mama, aos 30 anos.
Por outro lado, também é importante desde a adolescência realizar o autoexame das mamas mensalmente 3 a 5 dias após a menstruação.
Como prevenir doenças?
A melhor maneira de prevenir ou tratar com sucesso qualquer doença é fazer exames médicos. Apesar de ter boa saúde e excelente desempenho físico, esse tipo de exame ainda é necessário para manter um bom estilo de vida; já que o foco dos médicos é detectar e eliminar doenças e, quanto mais rápido forem detectadas, mais fácil será sua eliminação, portanto, maiores serão as expectativas em relação à qualidade de vida do paciente.Além disso, no caso de estar bem a cada exame médico, o profissional se encarregará de dar uma série de recomendações para manter sua boa saúde. Por exemplo, em alguns casos costumam recomendar vitaminas, uma atividade física específica, terapias, recomendações ou proibições alimentares, tudo com o objetivo de chegar à velhice de forma saudável e minimizar o risco de doenças e, consequentemente, o risco de sofrimento físico. Assim, os exames médicos podem ser definidos como um investimento que lhe permitirá desfrutar de uma boa qualidade de vida.