Ter um seguro é algo que todos devem considerar, porque às vezes, por vários motivos, nossa saúde pode ser afetada e, nesses casos, é melhor ter um suporte financeiro que permita o atendimento oportuno e todos os medicamentos necessários.
Mas, você já ouviu falar em seguro de emergência? Como o próprio nome indica, é justamente um seguro voltado para a cobertura de emergências, que são situações ainda mais imprevistas onde cada segundo é vital e, nesses casos, é preciso um atendimento rápido; Por isso, nesta ocasião, mostraremos tudo o que você deve levar em consideração para saber como escolher um seguro de emergência para contar com apoio financeiro para o seu bem-estar.
O que o seguro de emergência cobre?
Tudo o que é necessário para atender a emergência médica apresentada por qualquer pessoa, o que inclui despesas ambulatoriais e cirúrgicas, entre as quais podem ser mencionadas:
- Honorários médicos
- Medicamentos, exames, serviços de imagem e outros procedimentos necessários para tratar a emergência
- Cirurgia de emergência, centro cirúrgico, terapia intensiva, cuidados intermediários e sala de recuperação
- Gesso convencional ou acrílico
- Tratamentos físicos e reabilitação
- Hemoterapia, incluindo testes de compatibilidade sanguínea, descartando doenças infecciosas
Como você verá, este tipo de seguro deve ter tudo o que é necessário para lidar com uma emergência, também dependendo do que oferece, cada seguradora em particular pode adicionar ou excluir alguns serviços, por isso é sempre necessário ser claro ao contratar esse tipo de serviço.
Em relação à cobertura, vai depender de cada seguradora em particular, e é algo que varia de acordo com cada região. Mas geralmente tem capacidade suficiente para cobrir uma cirurgia de emergência, da mesma forma, a seguradora pode oferecer diferentes planos, quanto mais caro o plano, maior deve ser a cobertura.
Por outro lado, é muito importante ter atenção às exclusões da seguradora, pois às vezes podem existir exclusões no caso de, por exemplo, ter sofrido um acidente de carro sob o efeito de álcool. Por este motivo, será sempre de grande importância estar atento às exclusões de seguros, que apesar de serem normalmente razoáveis, em alguns casos podem não ser uma opção tão boa, pelo que vale a pena comparar as exclusões com os benefícios e coberturas e, dessa forma, você avaliará se realmente serve para você ou não.
Como escolher um seguro de emergência?
É claro que o seguro de emergência é um serviço muito importante que deve estar disponível, porque nunca se sabe quando pode precisar dele, e é sempre melhor ter este tipo de serviço e não precisar dele; mas se chegar a hora de precisar, tê-lo é um grande alívio.
Geralmente, na hora de contratar esse tipo de serviço existem diversos planos, isso também vai depender de cada seguradora e de cada região. Mas a primeira coisa que você deve levar em conta ao comparar uma seguradora com outra é o prêmio de seguro, que é o valor que você paga (mensal, trimestral ou anualmente) pelo seguro de saúde. Além disso, deve ficar claro que se trata de uma despesa fixa, portanto, apesar de não fazer uso do seguro, ele ainda deve ser pago para que ele esteja ativo quando chegar o momento em que for necessário. É importante que você compare a relação entre o valor do prêmio e os serviços oferecidos em caso de emergência.
Como escolher um seguro de emergência nos EUA?
Se você está nos EUA e quer saber como obter um seguro de saúde de emergência, basta entrar em contato com qualquer seguradora, a boa notícia é que independente de você ser imigrante ou não, você ainda terá a possibilidade de ter um seguro de saúde nos EUA. Nesse site do governo você pode tirar suas dúvidas sobre os planos de saúde disponíveis e as coberturas que eles oferecem, mesmo em situações de emergência.
Uma das melhores opções você encontra no International Student Insurance, que é uma opção voltada para estudantes, já que é um seguro emergencial que só se aplica àquelas pessoas que estudam nos Estados Unidos, sejam cidadãos norte-americanos ou estrangeiros.
O seguro de emergência não cobre urgências
Mas primeiro você deve ter em mente que o médico responsável pelo atendimento é quem vai determinar se de fato é uma condição de emergência ou não. Caso não seja considerada uma emergência, então será tratada apenas como uma urgência médica, algo que deve ser coberto pelo seu seguro de saúde tradicional ou pelas suas finanças pessoais. Portanto, você deve saber que uma urgência não é coberta pelo seguro de emergência.
Além disso, você deve se lembrar que existe um prazo máximo para notificar a emergência, geralmente é de 24 horas a partir do momento em que ocorreu, esse também é um ponto que você deve esclarecer com sua seguradora, pois pode variar dependendo de cada empresa, bem como em cada região de acordo com as leis de cada país.
Mas, como diferenciar uma emergência de uma urgência?, pois para isso deve ficar claro que urgência médica é aquele momento em que se requer pronto atendimento, mas não é uma situação vital; Portanto, se o paciente não for atendido imediatamente, não representa risco de morte; embora uma emergência médica é aquela em que cada segundo conta para salvar a vida do paciente, esperar não é uma opção.Da mesma forma, para não ter problemas na hora de ser atendido, é importante que você se informe bem com a sua seguradora sobre essas exceções ou exclusões. Além disso, lembre-se de que você deve ser solvente com seguro de emergência, caso contrário; muito provavelmente, o seguro não cobre as despesas geradas pela sua emergência, pois nesses casos o serviço costuma ser suspenso automaticamente dependendo do tempo decorrido desde o momento do vencimento.