O bom de viajar para áreas turísticas é que os sistemas de transporte costumam ser bem organizados para que os visitantes possam desfrutar de uma boa experiência. Mas claro está o fato de que o uso do transporte público é algo que pode variar em cada país, em cada lugar, por isso nesta ocasião mostraremos alguns dos exemplos mais relevantes a nível internacional para que tenham uma ideia clara de como poderia operar o transporte público em qualquer lugar do mundo.
Alguns exemplos de sistemas de transporte público no mundo
Transporte público em Paris, França
Composto por ônibus, metrô, bonde, trem e Noctilien (ônibus noturno). Esses meios de transporte são responsáveis por cobrir as 6 áreas em que Paris está dividida, de forma que o metrô cobre as áreas 1 e 2, a ferrovia cobre as áreas 5 e 6; Além disso, com qualquer passagem você pode passar de um transporte para outro, o que agiliza o processo.
No caso de pessoas com 26 anos ou menos, podem optar por comprar o “Ticket Jeune Week End”, que é muito barato. Por outro lado, a grande maioria dos cidadãos limita-se a comprar um passe semanal, mensal ou anual, que se chama “Carte Navigo”; Sendo este o mais econômico e uma opção perfeita para turistas ou visitantes que ficarão pouco tempo na cidade, já que estes bilhetes permitem um número limitado de viagens entre as áreas selecionadas no momento da compra.
SITVA – Sistema Integrado de Transporte do Vale do Aburrá, Medellín, Colômbia
Composto por ônibus que circulam em vias preferenciais, subsistema de transporte coletivo, tem elétrico, metrocabos e metrô; Eles permitem que os habitantes dos 10 municípios de Aburrá tenham uma mobilidade fluida.
A utilização de fontes de energia sustentáveis, bicicletas públicas, a preferência por veículos não motorizados, junto com o aumento da utilização do SITVA, especialmente o uso do metrô, permitiu a redução de mais de 500 mil toneladas de CO₂ por ano; que tem sido considerada a maior conquista do SITVA.
Transporte para Londres, Reino Unido
Esta é uma cidade que se divide em 9 áreas de trânsito, que são percorridas com total fluidez pelo London Transport, que é constituído pelo metrô mais antigo do mundo, sendo este a base do sistema de transportes da cidade, que inclui também automóveis e trens.
O metrô de Londres possui 11 linhas, cada uma com nomes específicos e cores diferentes para facilitar a identificação. Por outro lado, você não pode ignorar o London Overground, que é um serviço ferroviário suburbano; a linha Elizabeth (anteriormente conhecida como TLF Rail) que é uma rede ferroviária que sai de Londres e, finalmente, podemos citar o DLR (Dockland Light Railwat), que é um sistema que usa apenas trens automáticos. É assim que os cidadãos se movem com fluidez dentro da cidade e seus arredores.
Rede Integrada de Transportes de Curitiba, Brasil
Curitiba é conhecida como a capital verde da América do Sul, que também possui um excelente sistema de transporte, já que conta com cerca de 2.160 ônibus de diversos tipos que se distribuem entre ônibus de alta capacidade e linhas complementares.
Os ônibus de alta capacidade cobrem os eixos principais com frequência constante e velocidade considerável; o acesso a estes ônibus é feito através de plataformas elevadas, adaptadas para a utilização de pessoas com mobilidade reduzida; Quanto ao seu pagamento, possui um sistema de pagamento exclusivo que é feito na entrada.
As linhas complementares são outros ônibus destinados a circular entre os bairros, que são formadas por:
- Linhas diretas de longa distância, com poucas paradas.
- Linhas alimentadoras, que são responsáveis por ligar os terminais aos bairros.
- As linhas circulares do centro.
- Ônibus convencionais não integrados ao sistema, que são compostos por cerca de 370 unidades.
Atualmente, este sistema de transporte é utilizado diariamente por mais de 2 milhões de passageiros, estimando-se que 70% dos habitantes utilizam este sistema para ir ao trabalho.
Rede de transporte público de Hong Kong
Composta por micro-ônibus, ônibus, táxis, balsas, bondes e metrô, estima-se que a rede de transporte público de Hong Kong faz mais de 11 milhões de viagens diárias. Para fazer pagamentos, você conta com o cartão Octopus, que é uma espécie de carteira eletrônica, que facilita a realização de pagamentos em qualquer meio de transporte.
O metrô tem capacidade para 91 estações de trens convencionais, enquanto há 68 estações para trens rápidos. Os ônibus têm aproximadamente 600 rotas que cobrem perfeitamente as áreas que os trens não alcançam. Um complemento excepcional do sistema são os micro-ônibus, responsáveis por percursos curtos, enquanto o bonde é responsável por percorrer a orla da ilha e é de fato o meio de transporte mais antigo.