Se você deseja apoiar uma causa específica, mas não sabe como arrecadar doações para uma causa, não se preocupe, basta levar em consideração algumas dicas e você verá como o dinheiro começa a chegar aos poucos e sua causa começa a se beneficiar.
Quer seja um beneficiário próximo ou simplesmente queira ajudar uma determinada comunidade ou grupo de pessoas, você deve ter claro que tudo é uma questão de planejar e fazer as coisas da maneira certa. Portanto, vale a pena gastar um pouco de tempo para obter os resultados esperados.
Como arrecadar doações para uma causa?
A primeira coisa a ter em mente é que seu foco deve ser captar a atenção de potenciais doadores para que eles se emocionem ou se animem com sua campanha e decidam fazer parte dela apoiando-a. Mas como conseguir isso? A primeira coisa que você deve ter em mente é ser transparente, a ideia é que os doadores possam conhecer uma história, quem são os beneficiários? O que será feito com o dinheiro arrecadado? Existe alguma meta? Essas são perguntas básicas que todo doador vai querer saber e você deve mostrar esses tipos de respostas sem precisar perguntar.
Tenha em mente que as doações online hoje são a principal fonte de arrecadação de fundos. Portanto, nada melhor do que ter uma página da web onde você mostre esses e outros dados, o principal é que você foque em um texto não tão extenso, algo que vá direto ao ponto e explique de forma clara e direta em que consiste, mas algo em que você deve focar sua atenção são as imagens.
Imagine o impacto que um pequeno texto pode ter junto com uma imagem que fala mais que mil palavras, isso sem dúvida é algo que vai atrair a atenção de muitos doadores e com isso muito dinheiro para a causa que você está apoiando. Mas, além disso, vale a pena conhecer quais são os tipos de campanha de arrecadação para saber o que deve ser levado em conta para atingir seu público-alvo.
Quais são os tipos de campanhas de captação de recursos?
- Campanhas de capital: são focadas causas ou projetos específicos, por exemplo, a construção de uma nova agência. Geralmente, eles se concentram em levantar dinheiro no curto prazo.
- Giving Tuesday: é um evento global que acontece na terça-feira após o Dia de Ação de Graças nos EUA, considerado um dia para doar, por isso muitas pessoas escolhem este dia para colaborar com causas sociais.
- Envio de mensagens de texto: sua popularidade está aumentando, os doadores têm a opção de doar por mensagem de texto através de seus celulares, a facilidade é algo que atrai um grande número de doadores, inclusive os mais jovens.
- Recaudação de fundos online: são utilizados e-mails, redes sociais, sites, Google e anúncios nas redes sociais. Obviamente, é dado apenas através da web.
- Captação de recursos peer to peer: uma boa maneira de envolver pessoalmente seus potenciais doadores. Depois de encontrar doadores, você deve motivá-los a contar a história de sua fundação para seus conhecidos, compartilhá-la nas redes sociais e, em poucas palavras, os doadores serão um meio de divulgação.
- Campanhas de crowdfunding: é uma das campanhas mais populares, pois é um mecanismo no qual os projetos são financiados graças à divulgação de informações por meio de novas tecnologias, como o uso de redes sociais, como não se emocionar depois de ver um post no Facebook onde você vê famílias inteiras afetadas por um desastre?
O mais importante sobre cada uma dessas campanhas é que elas se concentram no fato de que nem sempre uma grande soma de dinheiro é necessária. Pois, com apenas doar $ 5 ou até $ 1, como são doações constantes, podem se tornar uma grande quantia em dinheiro que pode aliviar a situação de quem precisa.
Como promover doações para uma causa?
Quando você deseja aumentar a quantidade de doações, vale a pena considerar:
- Facilite a doação online: muitas pessoas estão na internet, e se virem sua campanha e tiverem a oportunidade de clicar em pagar imediatamente, então há uma chance maior de conseguir doações, a ideia é facilitar esse processo para seus doadores.
- Considere doações recorrentes: você pode pedir a seus doadores que contribuam com uma quantia todos os meses e essa quantia seja cobrada automaticamente em seu cartão de crédito. Algo que facilita ainda mais o pagamento e consequentemente aumenta a quantidade de doações.
- Mostre o impacto da doação: estabeleça metas e, a cada vez que elas forem alcançadas, não hesite em mostrar essa conquista por meio de imagens em seu site e redes sociais. Como, por exemplo, pode ser a construção de uma escola… Lembre-se de enviar um agradecimento aos seus doadores, pode ser por e-mail e mantê-los informados sobre cada conquista, por menor que seja.
- Pré-lançamento: antes de iniciar sua campanha, primeiro informe seus potenciais doadores sobre o que está por vir, pode ser por e-mail, assim você os convida a participar e divulgar. Então, quando chegar o grande dia, há mais chance de uma maior participação.
Estas são apenas algumas das dicas que deve ter em conta para potenciar as doações da sua campanha, mas o mais importante é que tire o máximo partido das redes sociais.Tenha em mente o tempo que os seus potenciais doadores dedicam a cada rede social e o impacto positivo que isso pode ter na sua campanha, por isso não hesite em marcar presença nas mais conhecidas, como o Facebook e o Instagram, desde o momento você o que inicia sua campanha até cada um dos avanços. O melhor de tudo é que todas essas curtidas, junto com todas as vezes que cada postagem é compartilhada, darão a você um alcance incrível.