Hoje diversidade e inclusão é algo que pode ser apreciado com muita naturalidade. Pois a troca de culturas é algo muito cotidiano, principalmente quando se trata de escolas internacionais ou de nível universitário, onde se encontra uma grande diversidade entre as pessoas. Mas será que diversidade e inclusão são mesmo algo importante no campo educacional? A verdade é que sim. Em comparação com aquelas instituições que não possuem uma certa diversidade de alunos, elas não apresentam resultados tão bons em comparação com as que possuem, mas por que isso? Mostraremos mais detalhes sobre o assunto a seguir.
Diversidade e inclusão no campo educacional
No campo educacional, tudo que promova a criatividade deve ser foco, pois isso permitirá que os alunos tenham um melhor desempenho. O fato de que o estudo é a chave para uma sociedade civilizada não deveria ser segredo para ninguém; Por isso, certas coisas devem ser constantemente atualizadas a nível educacional, pois não se deve negar que os alunos de hoje não são os mesmos de 50 anos atrás, não são os mesmos costumes, nem os mesmos conhecimentos a aprender. Tudo evolui, mas não só a nível tecnológico e os alunos não são exceção.
Com o passar do tempo, maior diversidade pode ser apreciada no campo educacional, com isso, pouco a pouco, maior inclusão foi demonstrada, mas qual a diferença entre os dois conceitos?
Para começar, deve ficar claro que a diversidade é o que é diferente, no campo educacional se refere às diferenças que existem entre cada um dos alunos. Mas não se trata apenas de diversidade física como cor de pele, cabelo, olhos, certas feições, entre outros. A diversidade nas pessoas também pode ser vista em sua origem, língua nativa, sotaque, cultura, costumes, religião e crenças. É assim que a diversidade é algo que se vê a olho nu, assim como nem sempre é tão evidente até o momento em que se conversa.
Agora, o que é inclusão? É não discriminar as pessoas por serem diferentes, inclusão é isso mesmo, incluir. Atualmente, trabalha-se para criar ambientes de conforto em que qualquer um tem a oportunidade de fazer parte e com isso se cria um ambiente de inclusão onde todos, apesar de nossas diferenças, nos entendemos e avançamos por um objetivo comum.
No campo educacional pode-se ver a diversidade e inclusão cada vez com mais naturalidade, onde todos põem o foco em se formar para obter o título, outros alem disso também fazem algum esporte onde a motivação e o trabalho em equipe é algo que une a todos.
Benefícios da diversidade e inclusão no campo educacional
É verdade que cada vez pode-se ver mais a diversidade e a inclusão no campo educacional, mas é realmente algo benéfico para todos? Essa é uma questão muito importante e de fato, sim, a diversidade e a inclusão trazem muitos benefícios; como melhorar a criatividade, já que foi determinado que naqueles ambientes onde a diversidade flui há uma melhora nos níveis de criatividade e com isso, o desempenho acadêmico é melhorado.
Diversidade e inclusão permitem melhores resultados, aumentando a criatividade
Um ambiente criativo está constantemente repleto de novas ideias, algo que sem dúvida é muito importante para qualquer aluno. É por isso que ambientes cheios de diversidade são os que têm maior fluxo de ideias e acabam sendo os mais engenhosos e intuitivos, demonstrando assim melhores resultados.
Por outro lado, o intercâmbio cultural pode ser uma experiência muito interessante para as pessoas, onde terão a oportunidade de receber e compartilhar novos conhecimentos, novos pensamentos que, embora não coincidam, ainda assim despertam a curiosidade e isso é algo que estimula a criatividade.
A inclusão não busca a mudança, seu objetivo é o trabalho em equipe
Embora as pessoas sejam diferentes e isso seja algo que não muda, não significa que não possam coexistir no mesmo ambiente. Pois, mesmo que um cristão e um ateu tenham crenças totalmente opostas, sempre haverá algo que os unirá, talvez por motivos diferentes, mas às vezes os objetivos coincidem; a diferença não tem porque ser um problema, trata-se simplesmente de respeitar as crenças dos outros onde não se procura mudar o pensamento do outro, trata-se de aceitá-lo tal como é; assim como você também tem o direito de ser respeitado por pensar diferente.Na hora da verdade ninguém pode estar absolutamente certo, pois em nosso mundo tudo é relativo, existem muitos mistérios e diversas explicações para isso, que vai depender da interpretação de cada pessoa.