Se você deseja reformar sua cozinha, vale a pena considerar um empréstimo pessoal para isso, pois essa provavelmente é a solução mais fácil para não atrapalhar seu orçamento mensal. Mas, o que é preciso para solicitar um empréstimo pessoal para fazer reformas? A seguir, contaremos os aspectos que você deve levar em consideração. Pois, embora isso seja algo que pode variar em cada região, sempre existem alguns aspectos gerais e que serão muito úteis para você, então continue lendo!
Empréstimo pessoal para reformar sua cozinha
A primeira coisa que você deve ter claro é o fato de que essa reforma ou modificação será feita em um imóvel, portanto, ao solicitar o empréstimo, deve ser o proprietário que o solicita e é justamente o proprietário que será aceito ou negado para dito pedido.
Por outro lado, você deve ter claro que seu histórico de crédito (se o tiver) é algo de grande relevância.Pois, se você já solicitou empréstimos em ocasiões anteriores e pagou em dia, é algo que definitivamente irá a seu favor, caso contrário, seu pedido pode ser rejeitado.
Quanto mais empréstimos ou cartões de crédito você pagou anteriormente, mais confiança você constrói. Agora, caso esse seja apenas o seu primeiro pedido de empréstimo, não desanime, pois o mais importante é não ter um histórico ruim. Portanto, neste caso, o que estaria a seu favor é o fato de ter um emprego estável com uma renda mensal razoável para cobrir suas despesas básicas e as parcelas do empréstimo.
Em relação ao tempo que você terá para pagar o crédito de reformas, vai depender muito do valor total, pois dependendo de cada região e de cada entidade financeira em particular, podem abrir mão de até 10 anos para pagar o crédito em parcelas mensais. O principal é que você leve em consideração a taxa de juros e a inflação, pois dependendo de um país e outro pode ser uma excelente oportunidade ou algo não tão conveniente. Faça as contas as vezes que forem necessárias e pondere se esta é mesmo a opção que precisa ou se pode fazer as reparações aos poucos sem ter de recorrer a um empréstimo.
Além disso, é aconselhável seguir algumas dicas para não acabar com gastos excessivos, como:
O planejamento será seu melhor aliado
A primeira coisa que você deve fazer é pensar com calma em todos aqueles detalhes que deseja fazer e, provavelmente, será necessário contratar um arquiteto ou designer de interiores, assim você poderá ter um bom projeto de cozinha e também, terá um orçamento detalhado junto com a quantidade e tipo de materiais necessários para reformar sua cozinha.
Na verdade, na hora de pedir um empréstimo isso pode ser algo muito importante, pois vai refletir que você é uma pessoa organizada que planeja e sabe administrar um determinado orçamento, então pode ser algo que te beneficie quando quiser a aprovação.
O melhor de tudo é que ao contar com a ajuda de um profissional da área, o ideal é que você também solicite um desenho 3D, seja físico ou digital, mas algo que mostre como ficaria o lugar e, assim, dessa maneira, você terá total segurança do que está prestes a fazer. Afinal, sempre será muito mais barato modificar um desenho do que modificar uma construção.
Considere o que você realmente precisa
Às vezes, certos materiais podem vislumbrá-lo e, sem perceber, você acaba superando o orçamento inicial. É por isso que vale a pena considerar o fato de que nem sempre o mais caro é o melhor. Além disso, são muitos os materiais que você pode encontrar hoje e com certeza encontrará uma boa opção que caiba no seu orçamento.
O principal e mais importante é que você leve em consideração o fato da cozinha ter várias variações de temperatura, pode ser um ambiente úmido, assim como deve tolerar algumas altas temperaturas. Além disso, é um local que estará em constante limpeza, pelo que deverá apostar em materiais impermeáveis e duradouros e depois apostar na estética. Lembre-se que o principal é que o trabalho funcione.
O que acontece se eu não pagar um empréstimo ou atrasar as parcelas?
Você deve ter claro que todo empréstimo representa um compromisso que você deve cumprir, caso contrário, primeiro afetará negativamente seu histórico de crédito; portanto, no futuro, se você quiser solicitar outro empréstimo ou cartão de crédito, certamente será negado.
Mas também, você deve deixar claro que, ao assinar o pedido de empréstimo e ser aprovado, você concorda legalmente em pagar, caso contrário, poderá perder alguns ativos para pagar à entidade financeira. Além disso, há quem coloque a casa própria como garantia, então justamente nesses casos corre o risco de perder a casa se não pagar o empréstimo e em outros casos, também dependendo da região, você pode acabar na cadeia.
Por que reformar sua cozinha?
A cozinha é um daqueles espaços da casa onde, sem perceber, você investe muito tempo. Pense no número de vezes que você come por dia e, no caso de um evento especial ou reunião ou comemoração, com certeza você gasta um pouco mais de tempo nesta área.
Entao, ¿porque nao te-la como realmente deseja?, além disso, trata-se de uma inversão, pois toda reforma revaloriza a sua casa e além disso, é algo que basicamente você faz uma vez na vida, por isso é definitivamente algo que vale a pena.Agora, claro, dependendo de todas essas mudanças a serem feitas e dependendo dos materiais a serem adquiridos, o custo para reformar sua cozinha pode variar muito. Portanto, o ideal é levar em consideração todas essas dicas que mencionamos para que você tenha um orçamento bem definido, pois ter clareza nesse tipo de plano aliado a uma renda fixa e um bom histórico de crédito aumenta muito a probabilidade de aprovação desse tipo de empréstimos.