Se você gosta de artes e quer saber onde pode apreciar as melhores obras da história da humanidade, mostraremos quais são os 10 museus mais importantes do mundo. Onde você também apreciará obras arquitetônicas excepcionais que abrigam aquelas obras que refletem a história, o talento e o engenho da humanidade.
Os 10 museus mais importantes do mundo
1. Museu do Louvre
Localizado em Paris, na França, sem dúvida, este é um dos museus mais populares internacionalmente, cujo edifício tem muita história, pois 2 séculos antes de ser um museu, era uma fortaleza medieval e também foi o palácio dos reis da França Em 1989, foi adicionada a famosa pirâmide do Louvre, projetada por Leoh Ming Pei.
La Gioconda, mais conhecida como Mona Lisa, é considerada a obra de arte mais importante do Louvre, que é coberta por vidro para melhor conservação e segurança, além de manter uma distância notável entre os turistas e a obra.
Neste museu pode encontrar as obras mais importantes da humanidade, preservando uma coleção que vai desde a antiguidade até ao século XIX. Entre suas principais atrações, você pode apreciar as obras de Leonardo da Vinci, como “La Gioconda” (mais conhecida como “Mona Lisa”), “Vitória de Samotrácia” e “Vênus de Milo”.
2. Museu do Prado
Localizada em Madri, na Espanha, durante séculos, a família real espanhola foi responsável por manter a abundância de obras clássicas muito valiosas no Museu do Prado. Aqui você encontrará não apenas uma coleção excepcional de pinturas de artistas espanhóis, como Goya, Zurbarán, Ribera ou Velázquez; Você também pode encontrar outras coleções como as de Rafael, Tiziano, entre outras.
Entre suas principais atrações, você pode apreciar “Las Meninas” de Velázquez e “As Três Graças” de Rubens.
3. State Hermitage
Localizado em São Petersburgo, na Rússia, é um museu em estilo barroco que possui mais de 3 milhões de obras que vão desde a Idade da Pedra até o século XX, todas distribuídas em seus 6 prédios que ficam localizados ao longo do Rio Neva.
Sua construção terminou em 1764 e Catarina, a Grande, se encarregou de comprar 255 pinturas de Berlim para fundar o museu. Entre suas principais atrações, destacam-se as peças da coleção privada de Nicolau II e a galeria do tesouro de ouro.
4. British Museum
Localizado em Londres, Inglaterra, é o maior museu da Grã-Bretanha e nele você pode ver uma esplêndida coleção nacional de mais de 8 milhões de objetos de etnografia e arqueologia.
Entre suas principais atrações, destaca-se a galeria egípcia, considerada mundialmente a segunda melhor coleção de antiguidades egípcias.
5. Metropolitan Museum of Art (MET)
Localizado em Nova York, nos Estados Unidos, possui mais de 2 milhões de itens e é o maior museu do Ocidente. Nele você pode apreciar a história da humanidade, desde a antiguidade até o presente, e se deliciar com obras de artistas renomados como Degas, Rodin, Vermeer, Rembrandt, Botticelli, entre outros.
Entre suas principais atrações destaca-se a gravura de Albrecht Dürer, “Adão e Eva” e sua coleção egípcia, onde se pode ver o templo de Dendur (23-10 aC) e o túmulo de Perneb (aproximadamente 2440 aC).
6. Smithsonian Institution
Localizado em Washington, DC, é o maior complexo museológico do mundo, composto por 19 galerias e museus, o National Zoological Park, entre outras instalações de pesquisa. Graças às suas mais de 137 milhões de peças, é possível apreciar a história da América no Smithsonian.
Suas principais atrações incluem o original do hino americano, os chinelos vermelhos rubi de Dorothy, o diamante da esperança no salão da gema, a aeronave dos irmãos Wright de 1903, o módulo de comando da Apollo 11 e o Spirit of Saint Louis.
7. Museu da Acrópole
Localizado em Atenas, na Grécia, possui um incrível chão translúcido de cristal sobre o qual é possível caminhar pela história, oferecendo uma excelente vista da escavação arqueológica. Além disso, o museu possui uma ladeira que sobe para poder apreciar cada período histórico dos santuários atenienses.
8. Museus do vaticano
Localizado na Cidade do Vaticano, Itália, é composto por 22 coleções, entre as quais se destacam as esculturas clássicas do Museu Pío-Clementino, as salas pintadas pelo artista Rafael, a Pinacoteca onde se pode apreciar a coleção de pinturas renascentistas e medievais. Mas sem dúvida a principal atração de todas é a Capela Sistina pintada por Michelangelo.
Capela Sistina
9. Rijksmuseum
Localizada em Amsterdã, em Países Baixos, foi fundada em 1800 onde teve a oportunidade de expor as coleções de estadistas holandeses. Atualmente conta com cerca de 900.000 itens, entre eles compõem a mais completa coleção de arte e história de Países Baixos. Sem dúvida, sua principal atração é a obra de Rembrandt “a vigília noturna”.
Rembrandt “A Ronda Noturna”
10. Galeria Uffizi
Localizado em Florença, Itália, conhecido por ter a melhor coleção de pinturas renascentistas do mundo. Por isso, sem dúvida, é o museu ideal para os amantes do Renascimento, mas também para apreciar excepcionais artes medievais, maneiristas e barrocas. Sua principal atração é a obra de Botticelli, “O Nascimento de Vênus”.