Quando você quer fazer uma viagem, vale a pena saber qual é o meio de transporte mais seguro do mundo. Às vezes podemos confundir a sensação de segurança com a segurança real, pois por exemplo, muitas são as pessoas que se sentem mais confiantes ao fazer viagens pela estrada, seja de moto, carro ou ônibus, mas a verdade é que de fato estes são os meios de transporte mais inseguros que existem, devido à taxa de mortalidade que existe todos os anos. Então, qual é a melhor opção? Aqui nós vamos te mostrar!
Qual é o meio de transporte mais seguro do mundo? O avião
Para alguns pode ser uma notícia surpreendente, mas a verdade é que o avião é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo. Esta é uma declaração que foi obtida após várias investigações nas quais foi determinado que os acidentes de avião têm apenas uma responsabilidade de 0,006 mortes por bilhão de km.
Se você é do tipo de pessoa que entra em pânico até pensando em entrar em um avião, mas por algum motivo precisa fazê-lo, não precisa se preocupar, pois pelo menos as estatísticas estão a seu favor. Por isso, vale a pena considerar esse meio de transporte como uma das principais opções. Além disso, oferece muitas vantagens, pois em comparação com qualquer outro meio de transporte, o avião permitirá que você chegue rapidamente ao seu destino.
Por outro lado, não há como negar que você desfrutará de algumas das melhores vistas, já que estando a tanta altura poderá apreciar uma perspectiva diferente de certas paisagens que, sem dúvida, dará pra ver mais bonitas do que nunca. Não há dúvida de que viajar de avião pela primeira vez é uma experiência incomparável, e de fato há quem nunca deixe de se surpreender a cada viagem.
Por que viajar de avião é tão seguro?
De certa forma, não é surpreendente que viajar de avião seja tão seguro, pois há uma série de passos muito rígidos que devem ser seguidos antes de iniciar uma decolagem e, assim, evitar qualquer problema operacional. Assim, um grupo de técnicos junto com os pilotos e tripulantes se encarregam de monitorar alguns procedimentos e importantes medidas preventivas; São também submetidos a determinadas formações que lhes permitem saber como atuar em situações de emergência.
Por outro lado, após o ataque de 11 de setembro em Nova York, os controles nos aeroportos são mais eficientes. Mas isso é algo que não só melhorou nos EUA, como também melhorou no resto dos países, graças a organizações como a EASA (Agência Europeia de Segurança Aérea) e a ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional), que são as responsáveis por garantir uma viagem segura.
Além disso, todo passageiro pode apreciar que neste tipo de viagem a organização é evidente do começo ao fim. E isso é algo que definitivamente constrói confiança; e considerando que piloto, copiloto e até comissário de bordo devem passar por uma série de testes que definitivamente os tornam realmente capazes de realizar esse tipo de viagem com chances mínimas de complicações.
Então, qual é o meio de transporte mais perigoso do mundo?
Acontece que o automóvel é o meio de transporte mais perigoso de todos, porque os acidentes rodoviários com resultados fatais são muito mais comuns em comparação com outros meios de transporte. Os motivos são muito gerais, às vezes pode ser a negligência de um motorista, em outros casos pode ser a negligência de um transeunte que, ao não olhar antes de atravessar a rua, pode causar um terrível acidente; seja porque um carro o atropela ou porque o carro, tentando se esquivar, acaba batendo com outro veículo e assim inicia uma cadeia de desastres.
Por outro lado, alguns acidentes de trânsito podem ser decorrentes de problemas na via, como um buraco na calçada, uma árvore que não foi podada e acaba caindo após uma forte chuva, animais que atravessam o caminho, enfim. As causas de um acidente de carro são inúmeras.Provavelmente, se qualquer outro meio de transporte tomasse os mesmos cuidados que um avião antes de partir, com certeza os acidentes diminuíriam muito. Por exemplo, no caso dos carros, as precauções não foram suficientes, já que por algum motivo são tão frequentes os acidentes nas estradas e talvez se a maioria dos motoristas tomasse uma série de medidas, esses números começariam a diminuir. Mas, quais seriam os cuidados necessários? Talvez com o fato de dirigir em bom estado psicológico, sem narcóticos ou álcool; além de manter o veículo em dia com relação a revisões e manutenções, provavelmente estaríamos em um mundo mais seguro.