Muitas são as pessoas que no momento de ter um lar estabelecido querem ter um animal de estimação para preencher o vazio; enquanto outros simplesmente sentem uma afinidade por certos animais de estimação e decidem adotá-los e trazer um pouco mais de alegria para o lar. Ter um animal de estimação é uma responsabilidade e uma nobre experiência que lhe permitirá conviver com um ser completamente diferente, mas com necessidades muito semelhantes, inclusive afetivas.
Quer saber que tipo de animal de estimação você pode ter em casa? A seguir, mostraremos os animais de estimação mais seguros e carinhosos que você pode ter em casa:
Que tipo de animal de estimação você pode ter em casa?
O principal é que sejam animais que não coloquem em risco a sua segurança. Por exemplo, há pessoas que decidem adotar animais exóticos como cobras. Lembre-se de que às vezes os animais se deixam levar por seus instintos e, mesmo que gostem de você, podem não se controlar e machucá-lo acidentalmente, mas dependendo do animal, esse pequeno dano pode se transformar em uma tragédia.
Por esta razão, certos animais foram determinados como “domésticos”, pois são os clássicos animais de estimação que não devem colocá-lo em perigo e podem se adaptar perfeitamente ao ambiente doméstico sem sofrer por estar fora de seu habitat natural.
Cães e gatos, animais de estimação por excelência
Sem dúvida, ao querer ter um animal de estimação, não é de estranhar que muitos tenham em mente a imagem de um carinhoso cachorro ou gato. Mas o ideal no caso dos cachorros é que antes de adotá-lo, você primeiro considere como será quando adulto.
Você deve ficar atento ao espaço da sua casa, pois dependendo do espaço que estará disponível para o seu cachorro, você deve escolher entre uma raça pequena, média ou grande. Mas isso não é tudo, já que também existem cachorros com personalidades diferentes, então no caso de adotar um cachorro, primeiro investigue como aquela raça se comporta, principalmente se houver crianças em sua casa.
Já no caso dos gatos, eles se caracterizam por serem animais muito fofos e independentes. Ao contrário de um cão, um gato é muito mais fácil de manter, já que não é necessário dar banho e no que diz respeito às suas necessidades, tende a adaptar-se rapidamente à caixa de areia, pelo que o gato não costuma causar problemas a este respeito.
No entanto, um gato é um animal que gosta de liberdade e é extremamente ágil, por isso provavelmente acabará fugindo de casa e, embora não incomode ninguém, também pode entrar em outra casa e fazer algumas travessuras. Para evitar isso, o melhor a fazer é esterilizar ou castrar os gatos, pois assim você evita que o animal se reproduza no cio, esse ciclo termina e assim sua casa não acabará invadida por uma comunidade de gatos.
Por outro lado, gatos esterilizados tendem a passar mais tempo em casa, desta forma você evita problemas com pessoas que moram perto e também evita possíveis brigas de rua entre gatos.
Hamster, o animal de estimação ideal para pequenos espaços
Se você quer um animal de estimação que ocupe pouco espaço, um hamster pode ser a melhor alternativa, é um animal pequeno que você vai gostar rapidamente. Embora o cuidado que deve ter é de todos os dias, também é verdade que um hamster precisa de algumas atenções especiais, como por exemplo ter uma gaiola onde terá sua comida, água e um pequeno espaço para fazer exercício, que é geralmente uma pequena roda onde pode “correr”.
Mas não se engane, isso não significa que seu hamster deve ficar permanentemente em sua gaiola, pois a ideia também é que ele se familiarize com o resto da casa. Ainda assim, é muito importante que o proteja do exterior, pois pode perder-se ou, pior ainda, ser atacado por um animal como um gato.
Você deve ter em mente que a expectativa de vida de um hamster é de 2 a 4 anos, dependendo da raça e dos cuidados que ele tem, por isso não é um animal que o acompanhe por muito tempo.
Pogona Vitticeps, a opção ideal para os amantes de animais exóticos
Se você se considera um amante de animais exóticos e deseja ter um como animal de estimação, a melhor opção seria o pogona vitticeps, já que é um pequeno lagarto amigável, ideal para manter em pequenos espaços como apartamentos.Mas lembre-se que antes de adotar esse tipo de animal de estimação, você deve saber sobre os cuidados que ele deve ter, bem como a legalidade, o melhor é sempre ir a abrigos legais para evitar qualquer problema e também contribuir para a diminuição do tráfico de animais exóticos, o que os coloca em risco.