Você sabia que só na América Latina 20 milhões de pessoas ouvem podcasts? Quando se trata de formatos de conteúdo, o áudio é um deles, pois se caracteriza por ter um público mais engajado, cativado e mais propenso a ouvir mais.
É verdade que atualmente o consumo de áudio não é tão extenso em relação ao conteúdo escrito ou vídeos, mas a verdade é que o consumo de áudio através de podcasts está aumentando; por isso espera-se que num futuro próximo este tipo de conteúdo seja reconhecido e indexado na web através de motores de busca como o Google.
Diante dessa realidade, não é de surpreender que muitas pessoas se perguntem, quem e como pode fazer um podcast? E é isso que mostramos passo a passo a seguir. Mas primeiro, vale a pena esclarecer alguns termos básicos, como por exemplo o que é um podcast, o que é necessário para fazê-lo e, finalmente, mostraremos como fazê-lo.
O que é um podcast?
É um tipo de conteúdo apresentado em formato de áudio, pode ser ouvido ao vivo como em alguns programas de rádio, assim como pode ser ouvido logo depois de ser gravado e editado, sendo esta última a opção mais utilizada.
Mas não pense que os podcast estão feitos para programas de rádio, basicamente estes áudios podem ser compartilhados em qualquer lugar que o permita e, na internet há muitos, como por exemplo em plataformas de streaming de áudio como por exemplo SoundCloud, Google Podcasts, Ivoox, entre outras…
Fones de ouvido, microfones e o roteiro são algumas das principais ferramentas na hora de fazer um podcast
Quem pode fazer um podcast?
Qualquer pessoa que queira criar este tipo de conteúdo para fins pessoais, motivacionais ou publicitários. A verdade é que um podcast tem muitas utilidades e vantagens, para fazê-lo basta ter os materiais necessários, tais como::
- Microfone: por se tratar de áudio, a necessidade de um som de boa qualidade é mais do que evidente. Se você está apenas começando, não será necessário um microfone de última geração, apenas um básico que permita melhorar a qualidade do som ao momento da gravação é suficiente
- Fones de ouvido: será muito útil na hora de editar o áudio, para que você possa ver claramente qualquer detalhe a ser corrigido. Assim como você pode usá-los para monitorar sua gravação em tempo real.
- Interface: permitirá digitalizar o áudio, quando você quiser ter um som de qualidade, é melhor deixar de lado os aplicativos e ter uma interface como por exemplo a GoXLR Mini.
- Software: Obviamente você precisará de um laptop ou PC, para que possa ter um programa que permita gravar e editar áudio, como o Adobe Audition.
- Estúdio de gravação: é o espaço destinado a realizar este trabalho, não precisa ser um local grande, uma sala pequena será suficiente, o importante é que você tenha privacidade e isolamento acústico.
Estas são as coisas básicas que você precisa ao começar a fazer seus próprios podcasts. Como você verá, não se trata de quem pode fazer um podcast, mas sim do que você precisa para fazê-lo, pois contando com isso, é apenas uma questão de soltar a imaginação e começar a criar seu conteúdo.
Como você pode fazer um podcast?
Depois de ter todos os materiais necessários para começar a fazer seu podcast, tudo o que você precisa fazer é começar a gravar. Mas se você está apenas começando, essa etapa pode ser um pouco difícil para você, então aqui vão algumas dicas:
- Objetivos claros: trata-se do que você deseja conseguir com o podcast, seja para usá-lo como meio publicitário ou informativo. Tenha em mente que um podcast deve ter um conteúdo valioso, algo relevante para seu público-alvo, pode ser em forma de entrevista, contar uma história ou falar sobre um determinado problema e suas possíveis soluções.
- Escolhendo o tema: já tendo um objetivo claro, você deve escolher o tema do seu podcast, vai tratar sobre o que? Sobre o que você vai falar? Você será a única voz que será ouvida? Escolha um tema, um título para desenvolver.
- Detalhes da produção: você deve ter clareza sobre onde publicará seu podcast, o horário mais conveniente, a duração aproximada que deve ter, enfim, detalhes que permitirão esclarecer dúvidas em seu desenvolvimento.
- A identidade do seu podcast: pense como você quer que eles imaginem você ou sua marca, o tom de voz mais adequado, o uso de certas palavras ou frases, talvez uma introdução e uma despedida, tudo o que possa identificá-lo.
- O roteiro: nada melhor do que planejar, então vale a pena dedicar um tempo para escrever um roteiro de tudo o que você vai dizer, assim você evita possíveis erros.
- Detalhes técnicos: uma vez que você fez sua gravação, tudo o que você precisa fazer é editar qualquer detalhe que queira melhorar, seja cortar parte do áudio, adicionar algum efeito sonoro, enfim, o limite é a sua imaginação.
E é isso! Tudo o que resta é começar a transmitir seu podcast e ver os resultados obtidos da sua estratégia, os quais você deve analisar para melhorar gradualmente seu conteúdo.