As unhas são parte importante da estética de qualquer pessoa, seja homem ou mulher, nada melhor do que ter unhas impecáveis. Mas no caso particular das mulheres, o uso de esmaltes tornou-se uma espécie de necessidade que lhes permite cumprir certos padrões de cuidado e beleza.
No entanto, na hora de usar o esmalte há algumas coisas que passam despercebidas, por isso é necessário realizar uma boa rotina de cuidados das unhas, quer você decida usar esmaltes ou simplesmente mostrá-las ao natural.
Rotina de cuidados das unhas
A higiene é o principal, para isso o ideal é que você comece lavando as mãos e retirando qualquer vestígio de sujeira que possa ter nas unhas; então você pode começar a usar o cortador de unhas se necessário, tenha em mente que o ideal é que todas as unhas tenham a mesma aparência em relação ao comprimento, isso parece esteticamente agradável, pois representa higiene e delicadeza.
Agora é a vez da lixa, neste caso o ideal é lixar sempre no mesmo sentido, da direita para a esquerda, de forma que se obtenha um resultado uniforme. Lixar as unhas é muito importante, pois permitirá que você tenha uma borda lisa e melhore aquelas imperfeições que o cortador de unhas costuma deixar, como um canto muito afiado.
Por fim, é aplicado um brilho nas unhas, de preferência um brilho endurecedor, pois protegerá e fortalecerá sua unha, além de dar um toque de ótima aparência.
No caso de você usar esmalte para as unhas, lembre-se de seguir os passos anteriores, primeiro aplique o brilho e depois, quando secar, aplique o esmalte por cima. Mas, por que nessa ordem? Às vezes, o uso do esmalte diretamente na unha pode acabar manchando-a, então depois de um tempo é normal que a unha natural fique com um tom amarelado, antinatural e desagradável. Para evitar isso, o brilho é aplicado no meio.
Para finalizar o esmalte, é importante aplicar outra camada de brilho, pois assim o esmalte pode ser preservado melhor e por mais tempo na unha.
Algumas dicas de cuidados das unhas
Já apresentamos uma rotina básica de cuidados das unhas, mas a continuação mostraremos algumas dicas que permitirão que você mostre unhas saudáveis e fortes, de forma que você tenha a liberdade de usá-las curtas ou longas sem medo delas acabarem quebrando com facilidade, para isso recomendamos:
- Manter uma alimentação saudável: às vezes se diz que somos o que comemos e, de certa forma, é verdade, pois dependendo de nossa alimentação, nosso corpo estará em melhores condições. Por isso, para mostrar unhas fortes e saudáveis, são recomendados alimentos ricos em cálcio e vitaminas A e B.
- Proteja suas unhas: ao limpar, esfregar, usar qualquer produto químico, é importante que você proteja suas unhas disso, para isso é melhor usar luvas. Isso não só protegerá suas unhas, mas também a pele de suas mãos. Você sabia que as mãos são uma das primeiras partes do corpo a apresentar os sinais do envelhecimento? Muito disso acontece porque elas não estão protegidas.
- Hidratação de cutículas: para isso existem produtos criados especificamente para hidratar as cutículas, geralmente vem em forma de conta-gotas, uma gota em cada cutícula junto com uma breve massagem cada vez que você terminar de aplicar o esmalte (com o esmalte já seco) é mais do que suficiente.
- Não fume: a fumaça do cigarro não só afeta sua saúde, mas também deixa suas unhas com um tom amarelado.
Por fim, tenha presente que o uso de um removedor de esmalte sem acetona, já que ao remover o esmalte, o ideal é que você use um produto específico para isso, não use lixa, pois isso enfraquece a unha. Além disso, o uso de acetona enfraquece a queratina e resseca as unhas, por isso é sempre melhor usar um removedor de esmalte sem acetona.
As unhas de acrílico e gel danificam a unha natural?
Não há como negar o fato de que ao colocar este tipo de unhas artificiais, utilizando tip ou não, elas deterioram levemente a unha natural devido ao lixamento que é feito sobre a mesma para uma correta aderência do produto.
Além disso, esse tipo de produto não permite que a unha “respire”, se fortaleça por si mesma, tornando-a cada vez mais fraca. Portanto, é recomendável estabelecer períodos de descanso, de modo que, depois de usar suas unhas artificiais por alguns meses, você dê às unhas naturais a oportunidade de ficar livre de tanto produto.Por fim, lembre-se de que ao remover o acrílico ou gel da sua unha natural você deve se dirigir ao mesmo local onde foram colocados ou a qualquer outro centro especializado, para que possam remover adequadamente este produto sem danificar sua unha natural, nem causar desconforto realmente doloroso.