Se você quer ter sua própria rádio online, então você deve ter um bom serviço de hosting para streaming de áudio, opção que não pode faltar, principalmente se você quer fazer rádio ao vivo. Portanto, desta vez, mostraremos tudo o que você precisa para transmitir rádio ao vivo, além de explicar quais são os melhores serviços de hosting para streaming de áudio.
O que você precisa para fazer streaming de rádio ao vivo
Embora o serviço de hosting de streaming de áudio seja necessário quando você deseja fazer rádio ao vivo, isso não muda o fato de que outras coisas ainda são necessárias para que você possa começar a transmitir. É por isso que mencionaremos tudo o que você precisa para fazer streaming de rádio ao vivo. Embora sempre existam muitas outras coisas que permitirão um acabamento cada vez mais profissional, a seguir mostraremos os elementos básicos que permitirão que você comece bem no mundo do rádio ao vivo:
O equipamento
A primeira coisa que você vai precisar é de um computador, seja ele desktop ou notebook, se você só quer transmitir música e falar eventualmente, é só uma questão de ter um aparelho que tenha microfone embutido ou simplesmente comprar um de melhor qualidade compatível com o seu computador.
Agora, caso suas aspirações sejam oferecer um serviço de rádio ao vivo, como por exemplo que duas pessoas estejam conversando e entre a conversa se misturem algumas músicas, o melhor é investir em uma placa de som USB externa ou pelo menos em um pequeno console. Mas claro, esse é um gasto adicional que só vale a pena se você realmente quiser oferecer um serviço de rádio ao vivo, pois assim você pode contar com uma boa qualidade de som.
Serviço de hosting para streaming de áudio
O processo para que sua rádio ao vivo se torne realidade consiste em primeiro conectar de um computador a uma hosting de streaming, que permitirá o envio do sinal de áudio. Portanto, aqueles que desejam ouvir seu programa de rádio em streaming se conectarão ao referido servidor, o que permitirá que você compartilhe sua rádio através de um player que você coloca em seu blog ou web site.
Existem muitas plataformas que oferecem o serviço de hosting de streaming gratuitamente, já que são empresas que estão focadas apenas em atrair clientes em troca de planos gratuitos e depois oferecem pacotes premium, que melhoram a experiência do usuário. Agora, entre esses serviços gratuitos, os mais conhecidos são:
Dentre as três opções citadas, uma das que mais se destacam é o Caster FM, pois possui um player próprio, que permitirá inseri-lo facilmente em seu site sem complicações, o melhor de tudo, funciona em todos os navegadores.
Agora, se você quiser optar por opções sem fins lucrativos que se encarregam de apoiar organizações sociais junto com rádios comunitárias, as opções mais conhecidas são:
Como você verá, independentemente de seu programa de rádio ser comercial ou sem fins lucrativos, existem opções perfeitas para você.
Software de rádio ao vivo
Você pensou que por ser uma rádio ao vivo bastaria apenas a sua voz? Não é assim, lembre-se que além dos equipamentos mencionados, você também precisa de um software, que permitirá a transmissão do seu programa de rádio.
Nesse caso, você precisa de um software responsável por codificar os sons da sua placa de som e enviá-los ao servidor. Existem boas opções para isso, como por exemplo o Butt, que é gratuito e muito fácil de usar, sendo uma opção ideal para quem está começando, e também funciona muito bem tanto para Windows quanto para Mac OS e Linux.
Outro software bastante utilizado é o Mixxx, que é um reprodutor semelhante a um DJ, que permitirá que você compartilhe seus streamings de áudio sem muita complicação. Agora, no caso de querer automatizar seu programa de rádio ao vivo, uma das melhores opções é o G-Radio, atualmente disponível apenas para Linux, pois seu servidor de streaming é conectado.
Agora, caso em vez de um computador você tenha decidido transmitir seu programa de rádio através de um smartphone, também é possível, mas neste caso um aplicativo altamente recomendado é Cool Mic; que após o download, você deve configurar com os dados fornecidos pelo seu provedor de serviços, entre os quais estão: endereço IP, senha (no caso de software privado), ponto de montagem e usuário (no caso de software livre) .
Como configurar a placa de áudio e software para rádio ao vivo?
Isso é algo que vai variar dependendo do equipamento que você possui e do software que utiliza. Mas em linhas gerais, você deve dizer ao software para usar o sinal para transmitir e para isso você deve fazer algumas configurações em sua placa de som.
Caso esteja utilizando um computador ou notebook, e pretenda mixar entre áudio e música, então deverá configurar a placa indicando que ela recebe o sinal do “monitor de áudio”, no caso do Windows, deve ser a opção “Stereo mix”.
Para otimizar a configuração e assim tirar o máximo proveito do seu som no Linux, você pode usar o Jack, que é um poderoso motor que se encarregará de gerenciar o áudio. Depois de concluir a configuração da sua placa de som, você terá tudo pronto para começar a transmitir.Como você verá, iniciar um streaming de rádio ao vivo não é tão complicado quanto você imagina. A primeira coisa que você deve ter em mente é o planejamento de um conteúdo de qualidade, depois disso, comece a investir naqueles equipamentos básicos para começar e, aos poucos, conforme seu programa de rádio começar a render, só resta continuar investindo em som qualidade; assim você pode prestar um melhor serviço ao seu público.