Algumas pessoas acreditam que fazem uma boa alimentação, mas a verdade é que isso é algo que vai além de seguir uma dieta para emagrecer; nem é sobre aqueles costumes em que quanto mais você come, melhor você está. Além de restringir uma longa lista de alimentos, trata-se de evitar o consumo de algumas coisas, saborear outras, evitar excessos, respeitar os horários das comidas, não abusar dos lanches… E aí, você acha que come bem? A continuação mostraremos algumas dicas para melhorar sua alimentação e com ela sua qualidade de vida.
Algumas dicas para uma boa alimentação
Coma 5 vezes ao dia
O ideal é comer seguindo esta ordem: café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar; Mantenha um intervalo entre as comidas de aproximadamente 3 horas, de forma que cada refeição principal (café da manhã, almoço e jantar) tenha um intervalo de 6 horas entre uma e outra.
Esta é uma excelente rotina de alimentação, pois permitirá que você fique satisfeito o dia todo, evitando excessos e controlando a ansiedade. Além disso, é algo que vai melhorar o seu metabolismo e o seu trânsito intestinal.
Uma alimentação variada e rica em frutas será sempre a melhor opção
Respeite os horários das comidas
Às vezes, por várias razões, é comum “pular uma comida”, ou simplesmente “tomar o café da manhã” às 13h; a verdade é que isso é a pior coisa que podemos fazer pelo nosso corpo. É importante valorizar tudo o que nosso corpo faz para funcionar corretamente, e a ideia é colaborar para que todo esse trabalho seja realizado da forma correta e assim gozar de boa saúde.
É algo simples, por exemplo você tomar café da manhã às 7h, almoçar às 13h e jantar às 19h; e entre cada refeição você saboreia um delicioso lanche. Isso permitirá que você respeite seu relógio biológico e facilitará o processo digestivo.
Não exagere nas porções
Embora a ideia seja comer até ficar satisfeitos, o ideal é ir com calma, principalmente na hora de saborear um delicioso lanche. O melhor é que seja apenas algo pequeno, um lanche simples; Por exemplo, caso decida fazer um lanche de frutas, deve ser apenas uma fruta e não acabar comendo a mesma quantidade que em um prato principal.
O excesso de comida pode acabar afetando a saúde, principalmente se forem alimentos industrializados, mais conhecidos como “junk food”
Por outro lado, no caso do jantar, deve-se considerar comer algo leve, não se trata de reduzir drasticamente a quantidade de comida, mas sim de evitar certos alimentos de digestão lenta, aqueles “alimentos pesados” que podem causar desconforto noturno, como por exemplo o consumo de carne no jantar.
Coma com calma, não é uma competição
Dar-se tempo para comer com calma é muito importante, mastigue bem cada garfada. Embora às vezes o estilo de vida possa se tornar muito rápido e com isso seja possível economizar tempo até na hora de comer, a ideia é fazer bem as coisas, e isso inclui mastigar bem.
Em linhas gerais, recomenda-se mastigar pelo menos 20 vezes cada mordida para triturar bem os alimentos e assim realizar um bom processo digestivo aliado a uma correta absorção dos nutrientes; Também ajuda a prevenir o engasgo. Você sabia que pelo menos 20.000 pessoas morrem todos os anos de engasgo? E muitos desses casos ocorrem porque eles não mastigam bem. Mas não exagere, embora a ideia seja comer com calma, não é saudável durar horas comendo o mesmo prato.
Evite refrigerantes e excesso de açúcar
Os refrigerantes são bebidas deliciosas, mas também prejudiciais, especialmente a cola preta. Independentemente da marca ou da apresentação, a cola preta é a pior coisa que você pode consumir. No solo contiene una cantidad absurda de azúcar, también contiene mucha cafeína, es una bebida adictiva que con el consumo constante causa desgaste ósseo, envelhecimento prematuro, obesidade, anemia, aumenta a probabilidade de sofrer de diabetes, assim como também aumenta a probabilidade de câncer, entre outras coisas.
E o açúcar, ele deve ser eliminado? Não se trata de eliminar o consumo de açúcar da sua alimentação. De fato, embora muitas pessoas aconselhem eliminá-lo ou substituí-lo por comer mel, sendo este o melhor, não significa que você não possa desfrutar de um doce clássico de vez em quando ou de um delicioso suco. A ideia nesses casos é não abusar do consumo constante e excessivo de açúcar, já que o excesso causa obesidade, problemas bucais, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e até aumenta o risco de câncer.
Não se esqueça de beber água
Certamente você está pensando, o que a água tem a ver com uma boa alimentação? E é que a água é um líquido que consumimos e, portanto, faz parte disso. Beber água é algo que lhe permitirá desfrutar de um bom trânsito intestinal, para que possa prevenir ou melhorar eficazmente os problemas de prisão de ventre, bem como prevenir e melhorar a retenção de líquidos, entre outros problemas.Mas quanta água é necessária beber? 2 litros de água por dia são mais do que suficientes para mantê-lo saudável. Porém, tenha em mente que isso não inclui o consumo de sucos ou qualquer outra bebida, o consumo de água deve ser justamente isso, apenas água, as demais bebidas nada mais são do que um complemento, um gosto adicional.